2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

Os espaços expositivos de Robert Smithson

Bráulio Romeiro
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC-USP (2002) e mestre em Teoria e Historia da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma instituição (2008). Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – FAV-UFG.

Fábio Lopes de Souza Santos
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo FAU-USP (1980), Master of Arts pelo Royal College Of Arts (1984) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo FAU-USP (2000). Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC-USP.

Este trabalho investiga as considerações do artista norte-americano Robert Smithson sobre os espaços expositivos tradicionais: o museu e a galeria de arte, bem como de espaços inusitados e inexplorados pela arte até então. Olhando através de alguns de seus textos notamos como alguns pontos de vista são aprofundados e outros reelaborados, sobressaindo a limitação que o caráter abstrato e neutralizante do cubo branco proporciona e a averiguação sobre as ideologias por trás da materialização destes espaços.

Palavras-chave: Robert Smithson, espaços expositivos, critica de arte, cultura arquitetônica, experimentalismo artístico

This work investigates the North American artist Robert Smithson’s considerations on traditional expositive spaces: the museum and art gallery, as well as unusual and unexplored spaces by art up to that time. Looking through some his texts we notice some enhanced points of view and reset others, increasing limitation set on white cube’s abstract and neutral quality and the verification on ideologies behind of these spaces’ manifestation.

Key-words: Robert Smithson, expositive spaces, art criticism, architectonic culture, artistic experimentalism.

Clique aqui para ler o artigo.