2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

O Museu Histórico e Arquivo Municipal de Presidente Prudente - SP:
patrimônio, projeto e identidade na cidade contemporânea

Hélio Hirao
Professor Doutor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP- Campus de Presidente Prudente SP, arquiteto e mestre em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, doutor em geografia urbana pela FCT/ UNESP Campus de Presidente Prudente SP
E-mail: hirao@fct.unesp.br

Rodrigo Morganti Neres
Arquiteto e Urbanista pela FCT/ UNESP Campus de Presidente Prudente SP
E-mail: guigomorga@yahoo.com.br

Resumo

Este estudo discute a questão do Patrimônio Ambiental Urbano de uma cidade média do interior do Estado de São Paulo analisando o processo de preservação do seu Museu Histórico e Arquivo Municipal e a sua necessária adequação às novas funções urbanas contemporâneas. Numa cidade com menos de cem anos de idade, seu atores políticos questionam a existência de seu Patrimônio Histórico, mas mantém esse edifício preservado mesmo sem ter efetivamente nenhum instrumento legal que o proteja de alterações e demolições, uma vez que seus órgãos de preservação não se sustentam. O conjunto arquitetônico original (antigo Matadouro Municipal) sofreu, ao longo do tempo, descaracterizações que comprometem seu caráter e integridade. Mas é um patrimônio aceito e mantido como importante para a memória da cidade por sua comunidade. As transformações de uso e apropriação socioespacial produzindo memória, significado e imaginário social conduzem para o redesenho do projeto museológico e espacial. Discute assim, através de projetos de reabilitação que não se concretizaram, e elaborados dentro da universidade, para estabelecer possíveis diretrizes de intervenção arquitetônica sobre o patrimônio histórico. Certo de que, consiste em importante referencial e identidade urbana na cidade contemporânea.
Palavras chaves: Museu Histórico, Preservação, Reabilitação, Patrimônio Ambiental Urbano, Patrimônio Histórico

Abstract

This study discuss the question of the Environmental Urban Heritage in an midlle city in the state of Sao Paulo analyzing the preservation process of their Historical Museum and Municipal Archive and its necessary adaptation to the contemporary urban functions. In a town with less than one hundred years old, where political agents have questioned the existence of its Heritage, this building have been preserved even without any effective legal instrument that protects it from demolition and alterations, once their preservation departments do not support the actions. The original architectural conjunct (former Municipal Abattoir) has passed through changes that compromise his character and integrity. But it is accepted and maintained as an important heritage to the city's memory by his community. The change of use and sociospatial ownership producing memory, meaning and social imagination guide to the redesign of the museologic and spatial project. Therefore discusses, through rehabilitation projects developed within the university and which have not materialized, to establish possible guidelines for action on the architectural heritage. Having certain that constitute an important reference and urban identity in the contemporary city.

Keywords: Historical Museum, Preservation, Rehabilitation, Urban Environmental Patrimony, Historical Patrimony

Clique aqui para ler o artigo.