2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

A dialética do antigo-novo na arquitetura de museus
a partir da interpretação do Museu de Arte de São Paulo – MASP

Jaqueline Pugnal da Silva
Pesquisadora do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial – Patri_Lab, e mestranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Espírito
E-mail: jaquepugnal@yahoo.com.br

Renata Hermanny de Almeida
Coordenadora do Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial – Patri_Lab, e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Espírito Santo.
E-mail: rha_ufes@hotmail.com

Resumo

Este escrito pretende desenvolver uma compreensão acerca da relação entre o Antigo e o Novo, e, assim, investigar situações de inserção de arquitetura nova, para o uso de museus, em áreas com preexistência crítica, buscando identificar diferentes maneiras da mesma se realizar, particularmente a partir do reconhecimento de tipos e níveis de impacto do novo sobre o antigo. Este objetivo se desenvolve por meio da análise do Museu de Arte de São Paulo (MASP), desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, em 1957, e executado entre os anos de 1960-1969. Para tanto, a investigação de Francisco de Gracia, apresentada em Construir en el construído: La Arquitectura como modificacion é utilizada por apresentar referência conceitual e metodológica ímpar para a identificação de categorias de intervenção em áreas consolidadas, instrumentos de projeto, e princípios orientadores da relação da forma existente com a nova inserção formal. Assim, busca-se contribuir para o debate acerca do papel do passado na configuração da cidade brasileira, bem como para a elaboração de referencial interpretativo apropriado às particularidades urbano-arquitetônicas brasileiras.

Abstract

This writing seeks to develop an understanding of the relationship between the Old and New, and, therefore, to investigate cases of insertion of new architecture, museums for use in areas with preexisting critical in order to identify different ways to accomplish the same, particularly from the recognition of types and levels of impact of the new over the old. This goal is developed through analysis of the Art Museum of Sao Paulo (MASP), designed by architect Lina Bo Bardi in 1957 and executed between the years 1960-1969. To this end, Francisco de Gracia’ s investigation, as presented in Building built in: Architecture as a modification, is used by presenting a conceptual and methodological odd to identify categories of intervention in established areas, instrument design, and guiding principles of the relationship existing shape with the new formal insertion. Thus, we seek to contribute to the debate about the role of the past in shaping the Brazilian city as well as for the elaboration of an interpretative appropriate to the particular urban-architectural brazilian.

Clique aqui para ler o artigo.

[VOLTAR]