2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

A arquitetura de museus nos cursos de graduação em museologia no Brasil

Gilson Antônio Nunes,
Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, professor e Chefe do Departamento de Museologia, Coordenador do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e Coordenador Executivo Sistema de Museus de Ouro Preto (UFOP)
E-mail: gilson@ufop.br
Tel/fax: 31-3559-3118

Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira,
Mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
E-mail: ana_audebert@yahoo.com.br

Carlos Alberto Santos Costa,
Mestrado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, professor e coordenador do Colegiado do Curso de  Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
E-mail: solracoteb@gmail.com

Analisa-se a presença da área de Arquitetura de museus nos 14 Cursos de Graduação em Museologia existentes no Brasil, constatando-se a presença de disciplinas obrigatórias desta área em 50% dos cursos. Além da perspectiva histórica da formação destes profissionais no país descreve-se a rápida expansão experimentada pela área após a criação de uma política específica para o setor de museus e para a consolidação das universidades federais. Finalmente destaca-se a ação da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia como instância de articulação e  representação dos cursos de Museologia e seus profissionais.

Analyzes the presence in the area of architecture museums in 14 graduate courses in Museology exist in Brazil, noting the presence of required courses in this area 50% of courses. Besides the historical perspective of the training of health professionals in the country describes the rapid growth experienced by the area after the creation of a specific policy for the museum sector and the consolidation of federal universities. Finally becomes evident the action of the Network of University Teachers of Museology as a forum for the articulation and representation of the courses in museology and its professionals.

Clique aqui para ler o artigo.