2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

Museu Cobogó, um dos possíveis museus de arquitetura

Guilah Naslavsky
Professora do DA/UFPE; Doutora FAU/USP (2004)
E-mail: guilahn@uol.com.br

Sonia Marques
Professor do DAV/UFPB ; Doutora École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996)
E-mail: marquessonia@hotmail.com

Robson Xavier da Costa
Professor do DAV/UFPB ; Doutorando em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/UFRN ; Bolsista Sanduíche pelo Programa Erasmus Mundus da União Européia junto ao Doutoramento em Arquitetura da UMinho - Portugal.

Resumo

Como expor arquitetura? Numa perspectiva histórica, Szambien destacou o papel dos meios de reprodução da arquitetura, como as gravuras, formas de cortiça e  de gesso,  assinalando que num museu de arquitetura com objetivo pedagógico o problema da aura não faz sentido. Respondendo às criticas quanto à idéia de reproduzir os monumentos, para ele, a reprodução serviu para difundir uma idéia e não o inverso (Szambien, 1988:117-118). A reflexão sobre como expor arquitetura permanece  minoritária no conjunto de pesquisas sobre exposições de arte, como aquelas patrocinadas pelo Getty Research Institute. Mas o reconhecimento da validade da instituição Museu de Arquitetura parece inquestionável, desde a formação do ICAM International Confederation Architectural Museums, em 1979. Um balanço feito recentemente, em 2009, no momento em que o ICAM celebrou seus trinta anos de existência,  mostra que houve uma grande mudança. Para  Dietmar Steiner não há um museu típico de arquitetura. Como qualquer outro museu, há lugar para uma grande diversidade de modelos conforme as forças políticas culturais que os apoiam (Steiner, 2009:56-63). Cohen, por sua vez, relembra  fatores históricos que, no final do século 18 e 19 contribuíram para  a invenção do museu de arquitetura, para  destacar o importante papel desempenhado pelo Pavillon de L´Arsenal, aberto em 1988, em Paris. Segundo Cohen, com esta instituição  ocorre uma ruptura significativa com a cultura segregacionista típica da burocracia francesa e estimula-se  a imaginação coletiva sem a qual uma discussão aberta de políticas urbanas seria ilusória. Um museu contemporâneo de arquitetura deve ambicionar a mostra da arquitetura em todas as suas dimensões, desmascarar as redes encontradas para o mais amplo público, mas também trazer à luz todos os documentos, todos os rastros,  tal como ele imaginou para a Cité de l’Architecture et du Patrimoine.(COHEN, 2009:64-69). No Brasil, apesar do crescente gosto por museus com as mais diversificadas funções,  museus de arquitetura são ainda pouco conhecidos. Este texto discute a pertinência de implantação do Museu Cobogó na Caixa D’Água de Olinda. A proposta de um grupo a partir das experiências vivenciadas pelos diferentes componentes, é  aqui revisitada e serve de discussão, à luz das considerações acima, para as seguintes questões: Qual a pertinência do tipo de museu almejado pelo grupo Cobogó? A que público realmente se destinaria? Qual a acessibilidade e interesse de uma tal iniciativa?

Cobogó Museum: a sort of architectural museum

Resume

From a historic perspective, Szambien detached the role of architecture production, like drawings, sketches, cork and plaster models, and others, distinguishing that in an architectural museum, under a pedagogic intent, the aura does not make sense. Opposing to the critics, the reproduction of the monuments for him,  diffused the idea, not the otherwise. (Szambien, 1988:117-118). The reflections about how to expose architecture still remains a minority at the set of art exhibition issues researches, as the group sponsored by Getty Research Institute. Nonetheless, the recognition of the vitality of the architectural museum institution seems to be unquestionable, since the creation of the ICAM International Confederation Architectural Museums, in 1979. A balance recently done in 2009, in the occasion of ICAM´s thirty years existence showed that a great change happened. According to Dietmar Steiner, a typical architectural museum  doesn’t exist . Like any other museum, there is place for a great diversity of museums according to the cultural and politics forces that supports them (Steiner, 2009:56-63). Cohen, on the other hand, reminds the historic context that took place at the end of 18th and 19th centuries that contributed to the invention of architectural museum institution. He points out the important role of the Pavillon de L´Arsenal, created in 1988, in Paris.  For Cohen, this institution played a relevant role in the rupture  with the typical segregationist culture of the French bureaucracy and stimulated the collective imagination, and took into account that without that, an open discussion about urban politics would never occurred. A contemporary architectural museum should exhibit  architecture in all these dimensions, unveils the net to the great public and also is able to bring to light all documents and traces in the same way he imagined  the  Cité de l’Architecture et du Patrimoine.(COHEN, 2009:64-69). Despite there is in Brazil a crescent taste for museums with distinct purposes, architectural museums still are almost unknown. This paper focuses on the idea of establish a Cobogó Museum at Olinda´s Water Tower. The group propose emerges from different individuals experiences of his components and at this paper is revised to discuss, taking into account the considerations above, aiming to answer the following questions: What is the pertaining  of a museum  like this one? To which public is it really designated? Which are the accessibility and interests of such  idea?

Clique aqui para ler o artigo.

[VOLTAR]