2º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Identidades e Comunicação

Aspectos da cenografia de exposições no Brasil e a ação precursora de Lina Bo Bardi

Ricardo Coelho
Prof. Ms. Universidade Federal de São João Del-Rei
Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas
E-mail: rpitu@yahoo.com

Resumo

O presente texto parte de um delineamento geral sobre as principais tipologias de exposições relacionando-as à arquitetura dos museus de arte. Ainda na introdução interpreta as diferentes exposições, independente de seus modos particulares, como espaços essencialmente cenográficos. Estes espaços, destinados à exibição de obras de arte, nunca são neutros veiculando alguma ideologia expressa nas diversas configurações formais e estéticas do projeto. A partir dessa breve introdução analisa de maneira crítica algumas das contribuições e falhas da Mostra do Redescobrimento: Brasil + 500, evento emblemático na discussão em torno da cenografia de exposições no Brasil e que ocorreu há exatos 10 anos. Ao final deste tópico, destaca a lacuna causada pela ausência de Lina Bo Bardi (1914 – 1992), nome referencial no campo da cenografia de exposições, e, literalmente ignorado na mega exposição ocorrida em São Paulo. O trabalho se encerra com um olhar mais detalhado sobre a produção da arquiteta, no que diz respeito à sua atuação na concepção e execução de espaços expositivos.

Abstract

This article starts with a general view of the main types of expositions relating them to the architecture of art museums. In it’s introduction interprets the different exhibits, in spite of it’s particularities as spaces that are essentially of a scenographic order. These spaces, destined to exhibit works of art are never neutral and are always communicating some ideology expressed in the different formal and aesthetic configurations of the project. Starting from this brief introduction analyses in a critical manner some of the contributions and failures of the exhibit “Mostra do Redescobrimento: Brasil+500” which is an event central in the discussion of exhibitions setting in Brazil, and also because it occurred exactly 10 years ago. At the end of this topic discusses the vacuum left by the death of Lina Bo Bardi (1914 – 1992), a reference in this area, and completely ignored in São Paulo’s mega exposition. The work is closed with a more detailed look over the architect’s production in conceiving exhibition spaces.

Clique aqui para ler o artigo.

[VOLTAR]