Arquitetura

Implantação
O edifício está implantado na esquina das ruas Luiz de Camões e Imperatriz Leopoldina, nas proximidades da Praça Tiradentes.
Mapa da Implantação
Mapa de Implantação
Mapa de circulação pavimento térreo
O usuário não tem dificuldades para se localizar no interior do Centro de Arte Hélio Oiticica. Ao entrar no edifício, pode se dirigir à livraria, recepção ou galerias do térreo, bistrô e auditório
Há galerias nos três pavimentos. No térreo e 1º pavimento, entramos por uma galeria, vemos as outras , e temos que retornar à primeira para sairmos. Já no último pavimento, há duas galerias abertas e uma grande galeria com apenas uma entrada.
No 2º pavimento há duas galerias abertas independentes e uma galeria com apenas um acesso.
Sistemas de orientação
Na fachada, há placas de identificação do Centro de Arte e galhardetes indicativos das exposições temporárias. Nos pavimentos há placas indicativas das atividades existentes.
Placa de identificação padrão dos pavimentos
Placa de identificação do Centro de Arte
Galhardetes indicativos das exposições temporárias
Iluminação
A iluminação natural através de janelas é utilizada em espaços como o foyer, livraria e administração. Nas galerias do térreo e 1o pavimento há umfiltro sobre as janelas que diminui bastante a entrada de luz, sendo a iluminação basicamente artificial.
Iluminação natural, janelas no 2º pavimento
Iluminação zenital no 2º pavimento
Iluminação natural com filtros de tecido no pavimento térreo
Iluminação artificial A iluminação artificial na sala de exposição está disposta em trilhos apoiados na estrutura aparente do telhado.
Sistemas de iluminação artificial
Climatização / ventilação
Todas as galerias são climatizadas artificialmente, com insuflação localizada no teto e sem a utilização de ventilação natural.
Sistema de ar condicionado das galerias
©2017 ARQUIMuseus : Grupo de Estudos de Arquitetura