Museus em Petrópolis

O Projeto "A Arquitetura dos Lugares de Memória da cidade de Petrópolis" tem o objetivo de conhecer e promover a importância urbanística, arquitetônica e paisagística desta cidade por meio do estudo das casas de cultura petropolitanas, destacando o entorno dos edifícios de museus, onde se incluem os estudos das ruas, fachadas e jardins.

Ao considerar que a cultura é fator de desenvolvimento urbano e de incremento do lazer e do turismo, o Projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, faz parte das ações levadas a efeito junto à população da Região Serrana pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

A equipe de professores doutores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo iniciou as atividades em janeiro de 2012. Alguns desses alunos e alunas são moradores de Petropólis e recebem auxílios e bolsas do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Pesquisa para realizar os estudos previstos no Projeto.

A equipe visitou inicialmente o Museu Imperial, a Casa do Colono e o Palácio Rio Negro, realizando levantamentos das linguagens estilísticas existentes em percursos que ligam estas casas de cultura. Além disso, foi definido o cronograma de encontros e aulas-oficinas para a apresentação dos resultados desses estudos e pesquisas.

Com esse programa de atividades, a UFRJ entende que os estudantes, moradores e funcionários das casas de cultura, por sua capacidade multiplicadora e de difusão, contribuirão para ampliar o reconhecimento de Petrópolis.

Assim, o Projeto promove a cidade por sua condição de excepcional Lugar de Memória do nosso país.

Não há artigos nesta categoria. Se há subcategorias mostradas nesta página, elas podem conter artigos.

Museus em Petrópolis

©2017 ARQUIMuseus : Grupo de Estudos de Arquitetura