wang-shu

Wang Shu, Prêmio Pritzker 2012

Arquiteto chinês primeiro a ganhar prêmio é elogiado por seu “forte sentido de continuidade cultural e tradição revigorada”.

wang-shuFoi vencido por nomes como Frank Gehry e Rem Koolhaas, e agora o nome Wang Shu pode ser adicionado à lista como o primeiro arquiteto chinês a ser premiado com o prestigioso prêmio Pritzker 2012, considerado o prêmio Nobel da arquitetura.

A decisão de conceder-lhe o prêmio reconhece “o papel que a China vai desempenhar no desenvolvimento dos ideais arquitetônicos”, disse Thomas Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que patrocina o prêmio de US $ 100.000 (£ 60,000).

O júri elogiou a importância do trabalho de Wang em um país que está se modernizando e urbanização em alta velocidade.

“Como arquiteto, todos sonham sobre o prémio … Estou muito feliz por ele”, disse sua esposa Lu Wenyu. Eles correm uma prática comum, Arquitetos Amadores, fundada em 1997. Wang está em os EUA e diminuiu entrevistas na mídia como ele está ocupado com aulas.

Os vencedores anteriores incluem Pritzker americano Frank Gehry e muitos dos grandes nomes da arquitectura europeia que criaram marcos modernos de Pequim, Rem Koolhaas, designer da sede da CCTV, e suíço Herzog e equipe olímpica de Meuron Stadium.

No ano passado, Wang foi premiado com a Medalha de Ouro pela Academia da França de Arquitetura.

• 01 wang-shu-ningbo-museum-thumb
  • 02 wang-shu-ningbo-museum-thumb