viver na crise
Notícias

XVII Encontro Nacional Museologia e Autarquias

viver na crise

Viver na Crise e melhorar os Museus

26 e 27 de Abril de 2013 – São Brás de Alportel

Organização:Departamento de Museologia da Universidade Lusófona / Museu do Trajo de São Brás de Alportel / MINOM-ICOM

Apoios: Direção Regional de Cultura do Algarve / Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Informações: www.museu-sbras.com / Tel. (00351) 289 840 100

Email: museologia-autarquias@museu-sbras.com / geral@museu-sbras.com

Inscrições 25€ inclui 2 almoços e documentação

Plano, temas e conteúdos do XVII Encontro Nacional Museologia e Autarquias

Nos tempos que correm, onde a chamada CRISE chega a todos ou quase todos os cantos da sociedade portuguesa, torna-se insustentável para os museus manteremse à margem deste processo que não tem fim à vista. Compreender e agir, tornamse assim atitudes necessárias na busca de soluções que ajudem os museus a cumprir a sua função social como agentes de desenvolvimento e de inclusão social.

Como afirmou recentemente H. de Varine, a crise também está instalado nos “grandes” museus mas “diz também respeito igualmente e talvez ainda de forma mais forte , os milhares de pequenos museus locais. Estes merecem uma reflexão análoga, adaptada à sua dimensão, ao seu contexto politico e económico e à fragilidade das suas estruturas”
(H. de Varine, 2/10/2012)

É com este sentimento e esta vontade que vai ter lugar o XVII Encontro Nacional Museologia e Autarquias, 1- centrado sobre as estratégias delineadas ou aquelas que os museus já estão implementando no terreno; 2- Lançar o debate sobre “Smart” museologia; 3- Compreender, simplificar e construir recursos tecnológicos próprios: expografia digital (workshop); 4- Lançar e definir o projeto de ação museal “Olhares sobre Crise na sociedade portuguesa” aberto a todos os museus sensíveis a estas problemáticas. 

> Baixar PDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.