Grupo de Estudos Arquitetura de Museus

Museu da República, Museu da Maré e Museu de Favela

8, 9 e 10 de Agosto 2013

Pré – XXIII Conferência Geral do ICOM

A equação “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social” não é uma fórmula, é uma provocação, é um desafio ao pensamento. Compreendê-la como fórmula, é desistir de compreendê-la. Trata-se de uma espécie de “poematemática” ou de “põem a temática”, de uma brincadeira, de um gesto lúdico que tem a intenção de dizer que a arte e a ciência dependem da memória e da criatividade e que a força e a potência dos museus podem ser multiplicadas pela articulação e associação entre memória e criatividade, e que tudo isso pode desaguar na transformação social. Sem criatividade a memória fica estagnada, sem memória a criatividade é impossível. A articulação ampla e multiplicadora entre Museu, Memória e Criatividade pode contribuir para a transformação social.

O Movimento Internacional da Nova Museologia (MINOM) encampa sem restrição o tema proposto pelo ICOM e reconhece que esse é um tema que lhe diz respeito, um tema pelo qual tem lutado, desde a sua fundação. Por tudo isso, o MINOM realizará no Brasil, no período de 8 a 10 de agosto de 2013 a sua XV Conferência Internacional, com o apoio do Museu da República, do Museu da Maré, do Museu de Favela, da Associação Brasileira de Museologia e do ICOM.

Durante três dias o MINOM estará dedicado à teoria e à prática da museologia social, da sociomuseologia. O primeiro dia do encontro serávoltado para a apresentação de experiências de sociomuseologia no Brasil e no Mundo, um espaço de intercâmbios e articulações com as teorias e reflexões inovadoras no campo da museologia social. O GT1, voltado para os debates de caráter reflexivo, estará concentrado no tema proposto pelo ICOM e no intercâmbio com produções teóricas e suas articulações com as práticas e processos museais inovadores; o GT2 abrirá espaço para outras questões de interesse dos participantes do encontro. Teoria e prática, no âmbito do MINOM, não estão dissociados. O MINOM é práxis e é isso o que vamos vivenciar em sua XV Conferência Internacional, realizada no Brasil, na cidade Rio de Janeiro, com possibilidades de articulação com outras cidades.

Dia

9:00 / 12:00

Sessão de Abertura

Enquadramento

Problematização

12:00/ 13:00

Almoço

13:00 / 18:00

Apresentação de Experiências de Sociomuseologia no Brasil e no Mundo

20:00/ 22:00

Convívio na Lapa

9:00/ 12:00

Grupo de Trabalho 1

Grupo de Trabalho 2

Roda de debate/aberto para sugestão

12:00/ 14:00

Almoço e ida ao Museu da Maré

14:00/ 18:00

Museu da Maré

Visita e debate Museu da Maré

18:00/ 22:00

Museu da Maré

Grupo de Trabalho 1

Grupo de Trabalho 2

Roda de debate/ aberto para sugestão

9:00/ 12:00

Assembléia Geral do MINOM /Plano de Ação 2013-2016

Conclusões dos Grupos de Trabalho

12:00/ 14:00

Almoço e ida ao MUF

14:00/ 22:00

MUF

Visita debate MUF

Encerramento

Atividades do MINOM com Comitês Internacionais durante a XXIII Conferência Geral do ICOM

• Atividade conjunta: CAMOC International Committee for the Collections and Activities of Museums of Cities. Vivência no território do MUF com a participação das seguintes iniciativas museais: Museu da Maré, Museu do Horto, Ecomuseu Nega Vilma, Museu Sankofa da Rocinha e Museu Vivo de São Bento de Duque de Caxias.
  • Atividade conjunta: COMCOL International Committee for Collecting. Oficina no Museu da Maré sobre memória como patrimônio intangível.
  • Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do CECA .
  • Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do ICTOP.
  • Atividade conjunta: Realização de Palestra no âmbito da programação do DEMHIST.
  • Workshop “Experiências e Metodologias de Sociomuseologia no Brasil”. Apresentação de experiências de Museus comunitários no Brasil (Espaço de Ação Democrático).

———————————————————————

BOLETIM DE INSCRIÇÃO

XV Conferência Internacional do MINOM

8, 9 e 10 de Agosto 2013

Rio de Janeiro

Enviar para: minom.international@gmail.com

Instituição

Gostaria de apresentar sua experiêcia?

Título da apresentação

Sugestão para debate (GT2)

Membro MINOM e de museus parceiros

30,00 Rs