Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória
CHAMADA DE TRABALHOS
O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória será realizado nas cidades do Recife, Madrid, Lisboa e Rio de Janeiro entre 13 de outubro e 18 de novembro de 2016, dando continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, destinando-se a professores, estudantes de pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores.
Integram a parceria para a organização do 5o Seminário os Departamentos de Museologia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT; os Departamentos de Desenho e de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa –FA/ULisboa; a Universidade Politécnica de Madrid – UPM, por meio do Departamento de Composição Arquitetônica da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid – ETSAM; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Laboratório Patrimônio e Urbanismo – LUP, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano – MDU. A essas parcerias, acrescentamos o apoio do Museu Historico Nacional e do Museu do Homem do Nordeste.
O 5o Seminário pretende discutir o interesse que a Fotografia desperta no que diz respeito às relações com a Memória, História, Técnica e Teoria museológica e fotográfica, arquitetura de museus e centros culturais, exposições e públicos, e conservação, requalificação, mudança e adequação de uso de espaços e edifícios históricos para abrigar acervos fotográficos.
Agrega-se a esses conteúdos o fato de que a fotografia possibilita conexão da Arte e a forma de olhar que é sensível às transformações das paisagens urbanas em âmbito interdisciplinar.
O 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus também celebrará a Fotografia e a Memória na obra de Benício Whatley Dias (1917-1976), fotógrafo pernambucano, cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio.
O encontro abordará os acontecimentos fundadores e contemporâneos da Fotografia associados à Museologia e a Arquitetura tanto no sentido da História Visual quanto da Memória, incluindo a Expografia e a Conservação.
Assim, abrangerá a valorização das imagens fotográficas na perspectiva museológica e identitária, na medida em que os museus e centros culturais são voltados para produção de novos conhecimentos e novas interpretações da diversidade coletiva e individual tão presente nas cidades contemporâneas.
Pretende-se, na singularidade de cada pensamento e experiências apresentadas, promover um debate que manifeste o interesse pela Fotografia, e que permita o conhecimento de procedimentos e estratégias voltadas à valorização de processos e registros artísticos, técnicos e comunicacionais que transformaram as sociedades modernas.
Dessa perspectiva, o encontro abordará ideias, conceitos, temáticas, personagens, obras e projetos, abrangendo um recorte temporal desde as ideias fundadoras da história visual e imagética até a contemporaneidade, envolvendo Arquitetura, Museologia, História e Arte, e Conservação e Técnica em múltiplas dimensões.
A abrangência da cultura imagética, à luz das diferentes perspectivas disciplinares, faz com que o 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória destaque a Arquitetura e a Museologia, relacionando a função social do Patrimônio. Desse modo, os diversos aspectos das origens, gerenciamento e promoção de ações museológicas e museográficas deverão relacionar Fotografia e Memória no sentido da preservação das cidades e dos objetos patrimoniais.
Ao considerar os objetivos acadêmicos das unidades parceiras, os quais aliam ensino, pesquisa e atividades profissionais em níveis de graduação, pós-graduação e extensão, o 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus será desenvolvido por meio de palestras, mesas-redondas, visitas técnicas e sessões de comunicação com apresentações orais.
O Seminário, de caráter Internacional, será realizado em 2016 nas seguintes cidades e nas seguintes datas:
Recife: 13 e 14 de outubro, na Sala Calouste Gulbenkian, Museu do Homem do Nordeste.
Madrid: 24 e 25 de outubro, no Salão de Actos Principal da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid;
Lisboa: 27 e 28 de outubro, no Auditório Armando Guebuza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;
Rio de Janeiro: 16 a 18 de novembro, no Auditório do Museu Histórico Nacional, Praça Mal. Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro
EIXOS TEMÁTICOS
No 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus os temas que serão discutidos abrangerão diferentes referências e interpretações da Fotografia e da Memória, incluindo os aspectos que integram a cultura à cidade contemporânea. Nesse sentido, as palestras, mesas-redondas e sessões de comunicações do Seminário enquadrarão Fotografia e Memória com base em eixos temáticos, a saber:
Eixo 1. Cultura e Cidades
Eixo 2. Exposições e Conservação
Eixo 3. Arte, Arquitetura e Técnica
COMISSÃO CIENTÍFICA
Iphan – Analucia Thompson
Museu Histórico Nacional – Aline Montenegro Magalhães, Rafael Zamorano
O artigo completo deverá ser entregue para avaliação em arquivo .doc do programa Word 97-2003, em formato A4 com o máximo de 15 páginas e o mínimo de 10 páginas (incluindo notas e referências bibliográficas); e oito imagens no máximo (as figuras e quadros em resolução e dimensões compatíveis com a qualidade da publicação);
A primeira página (folha de rosto) deverá conter: o título do artigo, o nome (s) e breves referências ou minicurrículo (s) do autor e coautores (es) com, no máximo, 5 linhas, onde deverão constar, obrigatoriamente, a formação, instituição e email.
O artigo deverá ser escrito em português ou espanhol.
O resumo (abstract) deverá ser escrito com, no máximo, 150 palavras e em duas línguas. A primeira língua será a portuguesa ou a espanhola, e a segunda língua a inglesa ou a francesa.
b) Formatação do Artigo
Formato A4;
Alinhamento justificado;
Letra Calibri 11, cor preta;
Espaço antes e depois 6pt e entrelinhas 1,5, recuo de margens superior e inferior de 2 cm, direita e esquerda 2 cm, início do parágrafo a 1,5cm;
O título deverá ser em negrito, Calibri 12, alinhado à direita;
Os subtítulos deverão ser em negrito, Calibri 11, justificados; e, preferencialmente, não enumerados;
As imagens devem ser enviadas em arquivos separados com as respectivas legendas. As imagens devem ser localizadas no texto ou inseridas centralizadas, e referenciadas de acordo com o texto e devidamente legendadas com letra Calibri 9. (Para efeitos de legendagem entende-se como sendo “figuras” todas as representações do tipo de diagramas, gráficos, fotografias, desenhos, gravuras e outras similares; e os quadros presentes serão legendados como “quadros”; no corpo do texto deverá existir referência para as imagens/quadros com a designação (fig. x) ou (quadro x),
As legendas das imagens e figuras deverão conter informação sobre o autor da imagem, data, local onde se encontra etc;
As imagens serão em preto e branco, em formato .jpeg ou .tiff e com resolução mínima de 300 dpi;
As notas e referências bibliográficas das citações deverão ser inseridas no final do texto em Calibri 9.
As referências bibliográficas das citações constantes no texto deverão registrar o sobrenome do AUTOR, data e página (s).
O currículo do autor (es), com no máximo 5 linhas, deverá ser colocado na primeira página.
Cada trabalho só poderá ter no máximo três autores (incluídos um autor e dois coautores).
Cada autor e cada coautor participarão com apenas um trabalho.
Os artigos que não estiverem nesse formato não serão avaliados.
AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, a qual será composta por professores e pesquisadores-doutores de faculdades de arquitetura e urbanismo de língua portuguesa e de língua espanhola. Para tanto, será utilizada a chamada “avaliação cega” (peer review) com a aplicação dos critérios constantes em fichas e definidos pela Comissão Organizadora.
No processo de avaliação, se for o caso, os autores poderão rever os trabalhos tendo em conta as sugestões que lhes foram comunicadas, após o que esses trabalhos revistos serão reavaliados para a aprovação final.
INSCRIÇÕES
Cada autor e cada coautor pagarão as respectivas inscrições individualmente.
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) Participante docente e estudante de pós-graduação
R$ 80,00 (oitenta reais) Participante estudante de graduação
As inscrições deverão realizar-se até 30 de agosto de 2016.
Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2016
Professora-Doutora Cêça Guimaraens UFRJ-FAU/PROARQ – UFPE-MDU/LUP Coordenadora do 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória