Exposições

Rumo ao Centenário – IAB

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
Abertura 26 de janeiro de 2020

A Arquitetura, compreendida a função social e política, abrange atividades técnicas e artísticas de criação e construção do espaço de vida das sociedades humanas.

Com este entendimento, o ensaio expositivo RUMO ao CENTENÁRIO marca o início das comemorações dos cem anos da trajetória ímpar de valorização e aperfeiçoamento profissional realizada pelo INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL – IAB.

No dia 26 de janeiro de 1921, neste edifício projetado por um dos fundadores e primeiro presidente Adolfo Morales de los Ríos —engenheiro-arquiteto e professor da Escola Nacional de Belas Artes—, vinte e sete profissionais começaram o itinerário que confere ao IAB o atributo e a tarefa de também representar o trabalho e os desejos de arquitetos e arquitetas brasileiros.

Esboço para uma revisita idealizada dos percursos vividos, a LINHA DO TEMPO lembra alguns dos incontáveis fatos marcantes que configuram a história da instituição, indicando, neste ano de 2020, um caminho a ser trilhado em 2021.

Este caminho, percorrido nas lutas para uma cidade mais democrática e lugares da vida cotidiana digna e plural, está pleno da contribuição histórica de companheiros e companheiras que, até hoje, dizem à nossa gente: vem criar e construir conosco!

#vemproIAB!