Museu e Patrimônio Cultural em Mato Grosso do Sul

Com muita satisfação anunciamos a publicação do livro “Museus e patrimônio cultural em MS: pesquisa, cultura, educação e identidade”, coletânea de 21 artigos e relatos de experiências exitosas na área de museus e patrimônio cultural, desenvolvidos por pesquisadores do estado de Mato Grosso do Sul.

O livro está disponível gratuitamente para download no formato e-book (PDF) pelo site da Editora Desalinho. Para quem tiver interesse pelo livro no formato impresso, ele também pode ser adquirido pelo mesmo link.

O e-book também está disponível para Kindle no site da Amazon.

A proposição desta coletânea tem múltiplos objetivos, a saber: abertura de um espaço de divulgação dos pesquisadores da área de museológica, patrimonial e arqueológica; exposição de informações acerca dos museus, memoriais e arquivos de Mato Grosso do Sul; apresentação de ações realizadas pelas equipes destes espaços culturais.

Ressalta-se que os autores procuraram debater e apresentar o valor cultural e social de suas atuações ou pesquisas nos museus, bem como de patrimônios culturais. Assim, verificamos temas sobre museus como espaços educativos, de inclusão, estimulando a diversidade, além de possibilidades para ações voltadas à educação não-formal, assim como a acessibilidade. Da mesma forma, outros trabalhos apresentam temas relacionados à pesquisa e ao ensino de História, Arqueologia, Arquitetura, Educação Ambiental e Museologia, entre outros temas correlacionados, com o olhar voltado à educação patrimonial, contemplando ainda temáticas relacionadas à diversidade étnica e de gênero observada em Mato Grosso do Sul e outras regiões do Brasil e exterior.

O título deste volume, Museus e patrimônio cultural em MS: pesquisa, cultura, educação e identidade, reflete ao tema proposto e amplamente debatido durante a realização da 18ª Semana Nacional de Museus (maio de 2020), ocorrida já durante o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19.

Esperamos assim, que esta publicação se torne periódica e que possa documentar pesquisas e ações realizadas em museus brasileiros ou por pesquisadores da área de patrimônio do nosso estado. Dessa forma, pretendemos criar um espaço de interlocução do setor cultural com a esfera da pesquisa e produção científica.

Aos autores encaminhamos também o link encaminhado pela editora com a versão final do livro e com os artigos separados por autor em formato PDF.

Atenciosamente,

Prof. Esp. Douglas Alves da Silva (FCMS)
Prof.ª M.a. Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques (MuArq/GAB/PROECE/UFMS)
Prof. Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos (MuArq/FACH/UFMS)