O 7º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização integra Arquitetura, Museologia, História, Arte e Conservação Patrimonial para abordar conceitos, personagens, obras e projetos que abrangem desde as ideias e movimentos fundadores até as principais temáticas da contemporaneidade. Em virtude do ideário que “desloca” os valores das históricas realidades sociais, pretende-se que, na singularidade de cada pensamento e experiência, os debates possibilitem o conhecimento de técnicas e estratégias voltadas à difusão de processos e registros artísticos e comunicacionais que transformaram e transformam as sociedades modernas. Desse modo, palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação e oficina debaterão as expressões da Memória e da História no que diz respeito aos processos de descolonização e às inovações tecnológicas em espaços de Cultura.

O prazo para envio de trabalhos a serem selecionados é 30 de junho de 2021.

O 7o Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização acontecerá entre 12 de outubro e 18 de novembro em Madrid, Lisboa, Recife, Petrópolis e Rio de Janeiro em formato online presencial.

CHAMADA EM PDF – CLIQUE AQUI

O Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, convida professores, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da Arquitetura, Museologia e Patrimônio a participarem do 7º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização. Em tempos de pandemia, ao considerar também os objetivos acadêmicos, a realização segura e contínua das ações de ensino, pesquisa e extensão em níveis de graduação e pós-graduação, indica o desenvolvimento do Seminário por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas e sessões de comunicação em formato on line e, quando possível, presencialmente.