Notícias

UÝRA, “Aqui Estamos” no MAM Rio

UÝRA, “Aqui Estamos”, no MAM Rio

No dia 11 de dezembro, o MAM Rio inaugura a exposição individual da artista UÝRA, “Aqui Estamos”, apresentando sua produção com foco em histórias das diásporas indígenas no Brasil. 

Resultado de um processo de pesquisa e de encontros realizados pela artista em várias regiões do país, as obras da mostra iniciam um trabalho de mapeamento e interconexão entre indígenas, principalmente em contextos urbanos, trazendo experiências contadas por meio de sons, imagens e narrativas que se enraízam pelo espaço expositivo do museu.

“Minha produção reflete sobre diferentes naturezas, tanto a natureza das coisas vivas, em estado de liberdade, como também a natureza das paisagens forçadas, de violência, que são naturalizadas”, comenta a artista UÝRA em depoimento ao MAM Rio.

Indígena, educadora, pesquisadora, identificando-se como pessoa trans, a artista Emerson atualmente mora em Manaus, onde se transforma para viver UÝRA, uma Árvore que Anda. A artista é destaque da 34º Bienal de SP, da Bienal Manifesta! e vencedora do Prêmio PIPA 2022. 

A mostra individual de UÝRA é parte programa de exposições “Supernova” do MAM Rio.

Confira o video no Instagram.