Notícias

Biodiversidade musealizada: Formas que comunicam

Como expor os elementos de um museu? Quem são os autores de uma exposição? De que forma construir uma mostra? Norteado por essas e outras reflexões, o Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, vai receber, entre os dias 23 e 25 de agosto, a oficina “Infinitas formas de incrível beleza”: Formas de Comunicar dos Museus. Ministrada pela doutora em História e Filosofia da Ciência com especialização em Museologia, Mariana Galera Soler, a oficina será gratuita e acontecerá na Sala Calouste Gulbenkian, localizada no campus Gilberto Freyre da instituição, em Casa Forte.

“O curso oferece uma programação rica no campo da cultura e da educação”, destaca a presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar. Com 9 horas de duração, o curso é voltado para profissionais de museus e espaços culturais, arquitetos, estudantes de graduação e pós-graduação de Museologia, Estudos Culturais, Arquitetura e Design e demais interessados na temática. A programação vai discutir a expografia de museus e abordar o conjunto de técnicas e elementos relacionados às exposições.

Durante os três dias de imersão, Galera Soler vai levantar discussões sobre de que forma montar uma exposição e o modo como objetos, textos e luz são colocados ou como as pessoas circulam podem interferir no que se quer comunicar para o público. Para isso, ela vai apresentar estudos de caso de equipamentos culturais de ciência e história natural do Brasil e da Europa.

Link de inscrição disponível na Bio, acesse!

Leia a matéria completa no site da Fundaj.

#Museu #Fundaj #Lançamento