“Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”
“Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” será o tema da 17ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 18 a 24 de setembro.
O tema ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Reconhece que a democracia se faz a muitas mãos, inclusive com a participação de agentes ainda hoje invisibilizados ou marginalizados.
Ao longo da história, indivíduos LGBT+ têm enfrentado discriminação, marginalização e perseguição em muitas sociedades. As memórias da comunidade LGBT+ são fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito.
Tais memórias coletivas abrangem movimentos de protesto, manifestações, eventos significativos e os esforços contínuos para alcançar, por exemplo, a igualdade no casamento, adoção e a não discriminação.
Onde estão as pessoas LGBT+ nos museus? Que acervos representativos de sua cultura eles preservam? Como elas são apresentadas para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+?
A 17ª Primavera dos Museus convida ao debate sobre essas e outras questões. A participação na temporada cultural é aberta a museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.
Exposições, visitas mediadas, cursos, debates, apresentações musicais, teatrais e exibições de filmes são exemplos de atividades inspiradas pelo tema que podem ser inscritas e promovidas pelas instituições participantes.
As inscrições podem ser feitas até 22/8. Saiba mais e inscreva sua instituição em gov.br/museus
