Lançamento Brasiliana Museus – plataforma online e gratuita destinada a conectar e disponibilizar ao público acervos de museus brasileiros @museusbr

Na semana passada, o Ibram lançou a Brasiliana Museus, plataforma online gratuita destinada a conectar e disponibilizar ao público acervos de museus brasileiros. Ela já está no ar e pode ser visitada no endereço brasiliana.museus.gov.br.
Em breve, o México também deverá contar com um agregador digital para seu patrimônio museológico – e com tecnologia brasileira! Esta semana, representantes do Ibram estão na Cidade do México, onde participam desde a última segunda-feira (18) de encontro voltado à transferência de conhecimento entre os dois países nesta área.
O “Encuentro internacional acervos digitales en internet: experiencias en México y Brasil” é realizado pela Secretaria de Cultura do governo mexicano em parceria com o Ibram/MinC e conta com a participação de cerca de 200 gestores de museus e instituições de memória daquele país.
A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, participa do encontro, onde proferiu na segunda-feira (18) conferência sobre as oportunidades e desafios trazidos pela cultura digital para museus, bibliotecas, arquivos e outras instituições de memória.
O coordenador-geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Dalton Martins, conduz até a próxima sexta-feira (22) uma série de oficinas técnicas dedicadas à assimilação de tecnologias desenvolvidas pelo Ibram voltadas à difusão online de acervos museológicos.
O roteiro da viagem também inclui entendimentos bilaterais entre os governos brasileiro e mexicano para ampliação da cooperação técnica nesta área.

