Brasiliana Museus

VISITE | Já conferiu a Brasiliana Museus? Lançada há duas semanas pelo Ibram, ela é uma plataforma online gratuita destinada a conectar acervos de museus brasileiros e disponibilizá-los ao público!

Pensada com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, a Brasiliana Museus permite explorar e pesquisar coleções de diversas instituições culturais num só lugar. Conta com serviço de busca integrada e curadorias temáticas que reúnem peças de diferentes museus sobre um mesmo assunto, entre outros recursos.

A ferramenta engloba uma ampla diversidade de acervos, abarcando diferentes regiões do Brasil, épocas históricas e áreas de conhecimento. Estão disponíveis hoje mais de 20 mil itens digitalizados de 21 museus que já aderiram à iniciativa.

Qualquer museu brasileiro que cumpra com requisitos técnicos mínimos poderá aderir ao agregador digital, disponibilizar seus conteúdos e fazer parte da rede. Vale sempre a pena visitar e conferir as atualizações!

Para visitar a Brasiliana Museus e saber como aderir, acesse brasiliana.museus.gov.br ou link na bio.