Notícias

PETRÓPOLIS – Primeiro Dia – 8º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Recepção do primeiro dia do 8º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus, etapa Petrópolis

Os professores Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial; Cêça Guimaraens, docente Proarq e PGPP|UFRJ, líder do grupo de pesquisa Arquimuseus e Vasco Santos Pinheiro, arquiteto e professor.

Mesa de Boas-Vindas

Maria das Graças Ferreira, professora DAU|ESDI – UERJ; Cêça Guimaraens, professora Proarq e PGPP – UFRJ e líder do grupo Arquimuseus; Lígia Medeiros, professora e diretora do ESDI|UERJ E Vasco Santos Pinheiro, arquiteto e pesquisador.

Professora Priscilla Peixoto, professora Proarq – UFRJ faz a mediação do Diálogo de Abertura com Vasco Santos Pinheiro e Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor Museu Imperial.

Vasco Santos Pinheiro faz a sua apresentação no Diálogo de Abertura

Maurício Vicente Ferreira Junior faz sua apresentação no Diálogo de Abertura

Intervalo, exposição de Pôsteres

A restauradora Luciana Lopes conversa com o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior e o arquiteto Vasco Santos Pinheiro

Mesa-Redonda

Glaucineide Coelho, professora DAU|ESDI – UERJ faz a mediação da Mesa-Redonda entre André Luiz Carvalho Cardoso, professor e vice-diretor DAU|ESDI – UERJ; a professora Carina Martins, DAU|ESDI – UERJ e Maria Cristina Nascentes Cabral, professora UFRJ e Presidente do Núcleo de Pesquisa e Documentação da UFRJ.

Maria Cristina Nascentes Cabral faz a sua apresentação sobre o NPD-UFRJ

André Luiz Carvalho Cardoso, professor e vice-diretor DAU|ESDI – UERJ

Carina Martins, professora DAU|ESDI – UERJ

Sessões de Comunicação

mediadores da Sessão de Comunicação Cêça Guimaraens (Proarq|PGPP – UFRJ, grupo Arquimuseus) e Delano Delfino (PGPP-UFRJ, grupo Arquimuseus)

Priscilla Alves Peixoto, apresenta o artigo: “Cartografar vestígios de uma experiência crítica: Pensar as coleções de Mário Barata no âmbito da crítica da arquitetura”

Ingrid Hotte Ambrogui, apresenta o seu artigo: “A cidade como arquivo: um bairro memória, o Bexiga”

Alexia Cantreva de Góes, apresenta o seu artigo: “Abordagens participativas e tecnologias em acervos museológicos”

José Mário dos Santos Quintella, apresenta o seu artigo: “Estudo dos Elementos Físicos e Climáticos no Acervo de Documentos do Palácio Amarelo: Câmara Municipal de Petópolis”

Maurício Vicente Ferreira Junior, apresenta o seu artigo: “Casa Geyer: um novo equipamento Cultural”