Ibram disponibiliza Painel de Dados Interativo da PEMBrasil

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) disponibilizam o painel interativo com os dados da Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros – PEMBrasil.

O painel apresenta dados sobre as práticas educativas dos museus brasileiros e sobre os educadores museais a partir de 30 indicadores selecionados, permitindo a visualização através de filtros e a realização de cruzamentos entre os dados. Além disso, o painel possibilita o acesso aos dados brutos da pesquisa, disponíveis para download e permite o uso e o compartilhamento dos dados.

O principal objetivo da disponibilização do painel é incentivar futuras pesquisas no campo da educação museal a partir de novas perspectivas gerada, por meio de análises e cruzamentos realizados por pesquisadores da área.

Acesse aqui o Painel de Dados Interativo da PEMBrasil

Sobre a PEMBrasil

A Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal – Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) surgiu a partir da demanda do campo museológico por informações sistematizadas sobre o campo da educação museal.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e executada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) através de um convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a pesquisa teve como objetivo a produção de informações para gerar subsídios para a implementação, a avaliação e eventuais revisões da Política Nacional de Educação Museal.

Realizada entre 2022 e 2023, a PEMBrasil contou com a participação de 1153 respondentes, provenientes de todos os estados brasileiros, sendo 42% profissionais da educação museal com ou sem vínculo com museus, 39,4% museus representados por um gestor e 18,6% museus representados por um profissional da educação museal.

Uma fase complementar da pesquisa foi realizada pelo Ibram em setembro deste ano, visando identificar a incidência da educação nos instrumentos de planejamento dos museus brasileiros e examinar as reverberações dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal no planejamento de suas ações educativas. Uma nova publicação com essa análise de dados tem lançamento previsto para março de 2024.Categoria

Cultura, Artes, História e Esportes