Notícias, Seminários

Museu do Índio, em Botafogo, reabre após oito anos fechado

Por enquanto, apenas o terreno está acessível, oferecendo aos visitantes um jardim cercado de vegetação, em torno de um casarão histórico de 1880

Por  Victor Serra – 4 de março de 2024

fonte: https://diariodorio.com/museu-do-indio-em-botafogo-reabre-apos-oito-anos-fechado/

Após oito anos fechado, o Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, reabre suas portas sob o nome de Museu Nacional dos Povos Indígenas. Embora por enquanto apenas o terreno esteja acessível, oferece aos visitantes um jardim encantador cercado de vegetação, em torno de um casarão histórico datado de 1880, com vista privilegiada para o Cristo Redentor.

Os visitantes podem explorar peças e livros de diversas etnias expostos na recepção do museu. Funcionários como Xmaya Kaká, da etnia Fulni-ô, o colaborador mais antigo do museu, estão à disposição para receber o público e fornecer informações.

Criado em 1953 pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, o Museu do Índio é um órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio. Sendo a única instituição do governo federal brasileiro dedicada exclusivamente às culturas indígenas, tem como missão divulgar uma imagem precisa, atualizada e livre de preconceitos dessas sociedades para diversos públicos, despertando assim o interesse pela causa indígena.

Inicialmente localizado na Rua Mata Machado, no bairro do Maracanã, o museu mudou-se em 1978 para um sobrado do século XIX em Botafogo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nos jardins do museu, os visitantes encontram cinco ambientes distintos, incluindo uma casa e roça guarani, cozinha e casa xinguanas, e troncos do ritual xinguano Quarup.