MUSEOS: 1986-2026, CUATRO DÉCADAS DE INVESTIGACIÓN / MUSEUMS: 1986-2026, FOUR DECADES OF RESEARCH

MUSEUS: 1986-2026, QUATRO DÉCADAS DE PESQUISA (Em busca de um novo modelo)
No ano de 2026, quatro décadas marcarão a conclusão do projeto de investigação que tem tentado investigar o significado do Museu, a todos os níveis: semântico, sociológico, cultural, espacial e técnico. Parece-me que estes quarenta anos merecem uma reflexão sobre o caminho percorrido, para além dos trabalhos realizados, todos eles publicados. Tratar-se-ia de aprofundar, a nível pessoal, tudo o que aconteceu: os inícios, as mudanças de ideias e intenções ao longo do tempo, os numerosos erros e fracassos, alguns sucessos, o cerco de contradições e momentos de desânimo, a sorte de as críticas de tantos profissionais e estudantes, aos quais tanto deve o melhor do projeto.
Como toda pesquisa tem sido um trabalho coletivo e interminável, espero ter contribuído tanto para os fracassos quanto para os acertos, ter gerado mais um passo para que os futuros profissionais tomem o bastão e continuem com o processo.
Este é o primeiro esquema de trabalho
Antecedentes: Entre arte e arquitetura
Quatro décadas: equipes, instituições, países
Experiência, pesquisa e experimentação
A crítica como método
Primeiros anos em um museu
Arquiteto – historiador – artista
Eles não são todos os que são, nem todos os que são
As questões técnicas
A arte como paradigma museográfico
Como mostrar arte?: A exposição
O ensino da museografia
As diferentes etapas
1992-2013. Oficinas de montagem de exposições experimentais
Sobre o conceito de aprendizagem
Conselhos sobre técnicas de aprendizagem
A teoria e a prática
Interesses e problemas como base
Um processo lento: reflexão e avaliação
Critique sempre com soluções
Os professores nem sempre estão certos
2008. A caixa de vidro, um novo modelo de museu
2012. Espaços de integração.
2013. Percepção espacial em museus. ENCryM-INAH. 2013