Agenda, Notícias, Seminários

LIVRO E MOSTRA RESGATAM MOBILIÁRIO DE LINA BO BARDI PARA CASA DE VILANOVA ARTIGAS

Coleção de onze peças ganha exibição na Casa de Vidro, em São Paulo; publicação traz pesquisa sobre as peças.

POR REDAÇÃO ELLE 20 de março de 2024

fonte: https://elle.com.br/elle-decoration/lina-bo-bardi-mobiliario

A Casa de Vidro, a famosa residência dos Bardi, em São Paulo, exibe a partir desta quinta-feira (21.03) onze peças do mobiliário restaurado da Casa Bittencourt, projeto do arquiteto Vilanova Artigas da década de 50.

Os móveis foram projetados pelo Studio de Arte Palma, escritório de design e arquitetura de interiores fundado por Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti em 1948, para a casa encomendada pelo médico Mario Taques Bittencourt a Artigas.

Os móveis do Studio de Arte Palma fotografados recentemente na Casa Bittencourt

Foto: Ruy Teixeira

A casa modernista, concluída em 1950, acabou promovendo um encontro entre os trabalhos vanguardistas de Lina e Vilanova. A coleção de móveis, feitos em madeira e tecido, com design simples e funcional, antecedeu os móveis que a arquiteta ítalo-brasileira criou para a Casa de Vidro, onde morou com o marido, Pietro.

As 11 peças são tema do recém-lançado livro Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma | Revived Masterpieces from Bittencourt House. A publicação é assinada pelo curador e galerista Sergio Campos e pelo designer Lucas Jimeno Dualde – que também assinam a curadoria e a expografia da mostra, respectivamente –, com fotos de Ruy Teixeira. Campos é também autor de Lina Bo Bardi designerO mobiliário dos tempos pioneiros 1947-1958 (2022).

O novo livro

Foto: Divulgação

O livro traz uma pesquisa sobre o resgate e restauração dos móveis, além de fotografias antigas da casa e das peças, desenhos feitos à mão e manuscritos de Lina, dois orçamentos do Studio de Arte Palma, além do depoimento de Marcia Bittencourt, filha de Mario. 

Lina Bo Bardi & Studio de Arte Palma: de 21 de março a 6 de abril na Casa de Vidro (Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, São Paulo, SP). Quintas, sextas e sábados, às 10h, 11h30, 14h e 15h30. Agendamento e ingressos: institutobardi.org.br

Carrinho de chá em pau marfim criado pelo Studio de Arte Palma, de Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti

Foto: Ruy Teixeira