Agenda, Notícias, Seminários

Chamada aberta para dossiê – A Museologia Social e outras museologias possíveis: o museu que não cuida da vida não cuida de nada – Anais do Museu Histórico Nacional 

fonte: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/announcement/view/35

O dossiê é organizado por Maria Helena Versiani, doutora em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV), e por Mario Chagas, doutor em Ciências Sociais (UERJ) e diretor do Museu da República. 

No escopo dessa temática, sugere-se que os artigos a serem submetidos abordem questões como: teoria e a prática da Museologia Social no Brasil e na América Latina; Museologia Indígena – do museu como um leque de penas coloridas; Museologia do Axé – Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que jogou hoje; Museologia LGBTI+ e seus desafios políticos – pra não dizer que não falei das flores; políticas públicas de cultura e museu – dos pontos de cultura aos pontos de memória; arte contemporânea e a Museologia Social – passados presentes; e Museologia da Acessibilidade – quem é deficiente no Brasil? 

O prazo final para envio das submissões é 30 de junho de 2024. Os textos aprovados serão publicados no volume 58 dos Anais MHN a partir do 2º semestre de 2024.