Marlborough Gallery, titã da arte do pós-guerra, fechará após 80 anos de atividade

A empresa está encerrando suas operações globalmente e venderá cerca de US$ 250 milhões em obras de arte

fonte: https://www.theartnewspaper.com/2024/04/04/marlborough-post-war-art-gallery-to-close-after-80-years

Depois de quase 80 anos, a Marlborough Gallery – uma das principais concessionárias mundiais de arte do pós-guerra – anunciou hoje que fechará as suas galerias em Nova Iorque, Londres, Madrid e Barcelona após um período de turbulência na liderança. A partir de junho, a galeria não apresentará mais exposições nem representará artistas e espólios no mercado de arte primária. A empresa emprega atualmente 52 pessoas em todo o mundo; parte da equipe permanecerá para garantir que as remessas sejam devolvidas e o estoque vendido, embora a maioria esteja enfrentando redundância. O inventário da empresa, montado ao longo de décadas, é estimado em mais de 15.000 obras e, segundo rumores, está avaliado em cerca de US$ 250 milhões. Será vendido nos próximos meses e anos, com parte das vendas destinadas a instituições sem fins lucrativos que apoiam artistas, segundo comunicado oficial. A Marlborough Gallery foi fundada em Londres em 1946 por Frank Lloyd, um imigrante judeu, em parceria com Harry Fischer, um negociante de livros raros austríaco expatriado que Lloyd conheceu no exército britânico. A dupla foi acompanhada por David Somerset, que mais tarde se tornou duque de Beaufort. Através dos contactos de Lloyd, a galeria rapidamente se tornou conhecida representando muitos dos artistas mais importantes do pós-guerra do Reino Unido, incluindo Francis Bacon, Henry Moore, Lucian Freud, Frank Auerbach e Barbara Hepworth. Em 1963, a galeria foi inaugurada em Nova York, onde se tornou o lar do trabalho de expressionistas abstratos, incluindo Richard Diebenkorn, Robert Motherwell, David Smith e Clyfford Still, bem como os espólios de Franz Kline, Jackson Pollock e Ad Reinhardt, entre outros. Questões de liderança e ações judiciais Nos últimos anos, a galeria encontrou problemas de liderança, bem como algumas dificuldades financeiras, embora a rentabilidade pareça não ser um problema importante. Em junho de 2020, foi relatado que a galeria estava encerrando suas operações em Nova York por causa de uma rivalidade familiar que colocava Gilbert Lloyd, filho de Frank Lloyd (que anglicizou seu nome de Levai), contra o sobrinho de Frank, Pierre Levai, que dirigia o New York por várias décadas, e seu filho, Max Levai, que assumiu o cargo de pai em 2019, mas foi destituído do cargo de presidente em 2020. Ambas as partes entraram com ações judiciais, que revelaram que a empresa teria perdido US$ 18,7 milhões entre 2013 e 2019.

Os documentos judiciais também mostraram como planos ambiciosos de expansão envolvendo a compra do antigo edifício Cheim & Reid, vizinho, em Nova York, foram vetados pelo conselho da galeria. O novo espaço deveria ser inaugurado no outono de 2020 como parte de uma iniciativa de rebranding. A Marlborough Gallery confirmou que as ações judiciais foram resolvidas de forma satisfatória para todas as partes, e o espaço existente em Nova York permaneceu aberto. Segundo um porta-voz da galeria, as questões familiares “foram resolvidas” e “não têm nada a ver com esta decisão de encerrar o negócio”. A principal razão para o encerramento, acrescenta o porta-voz, é que “não é possível que um conselho externo administre uma galeria, um negócio que depende de relações pessoais com artistas”. Nenhum herdeiro de Frank Lloyd está atualmente empregado na Marlborough Gallery. De acordo com os documentos da UK Companies House publicados em 5 de janeiro, o volume de negócios da galeria de Londres caiu 35%, de 11,7 milhões de libras para 7,7 milhões de libras em 2022, enquanto o lucro bruto caiu 24% após a saída de três diretores em maio de 2022 e um “grande contrato artista”, provavelmente Paula Rego que partiu para Victoria Miro em outubro de 2020. A galeria “continuou a sofrer perdas durante 2023”, afirmam as contas. Os três diretores que saíram foram Frankie Rossi, Geoffrey Parton e John Erle-Drax, enquanto Mary Miller renunciou em agosto de 2022. Os autos informavam que a empresa estava, naquele momento, “enfrentando uma incerteza significativa em relação à futura propriedade da galeria”.

No momento em que a auditoria foi publicada, a galeria de Londres tinha ativos de cerca de 7 milhões de libras, dos quais 5,2 milhões de libras eram ações e 1,8 milhões de libras eram ativos líquidos. A empresa-mãe da galeria, a Marlborough International Fine Art Company, com sede nas Bahamas, emprestou à empresa londrina um total de £ 1,5 milhões em 2023. Durante esse período, revelam as contas, a empresa-mãe também “entrou num período de negociação em relação a uma potencial venda dos ativos da empresa e do seu comércio subjacente”, embora nenhum acordo tenha sido alcançado no momento em que as contas foram assinadas em dezembro de 2023. A Marlborough International Fine Art Company é propriedade de um grupo de trustes estabelecidos em Dakota do Sul e geridos por Hermes Trust Company, uma empresa fiduciária privada registrada com sede em Sioux Falls, Dakota do Sul. Outra entidade do grupo de trustes, a Scandia Holding Establishment, é proprietária das instalações da galeria em Albermarle Street, que atualmente aluga à Marlborough Gallery por £ 582.000 por ano, de acordo com os arquivos da Companies House. Esse arrendamento vai até 2028. A galeria ou sua controladora possui propriedades em Chelsea, na cidade de Nova York e em Madri, bem como armazéns na Espanha e em Nova York. Todos os edifícios serão vendidos oportunamente; a galeria se recusou a fornecer um valor total.