Agenda, Notícias, Seminários

AOS MUSEUS, CIDADÃOS! Explorando Museus e Cidadania em Conferência Internacional

The international conference, “To Museums, Citizens! Museums and Citizenship: Experiences, Concepts, and Challenges,” organised by the Executive Board of ICOM in partnership with Museus e Monumentos de Portugal.EPE, delves into the crucial relationship between museums and citizenship. It is supported by ICOM Portugal, in the context of the celebration of the 50th anniversary of the establishment of democracy in Portugal.

fonte: https://icom.museum/en/news/to-museums-citizens-exploring-museums-and-citizenship-at-an-international-conference/

Enraizado na Convenção de Faro de 2005 sobre a cidadania na defesa do património cultural e na recente redefinição dos museus pelo ICOM, o evento aborda a evolução do papel dos museus na promoção do envolvimento cívico e dos valores universais. movimento, alterações climáticas e tensões geopolíticas, os museus são chamados a refletir sobre o seu papel como promotores cívicos.

O evento serve como uma plataforma para apelar a um envolvimento cívico renovado da comunidade. Oradores convidados do Conselho Executivo do ICOM contribuirão para um discurso diversificado e enriquecedor.

Discursos principais: 

Emma Nardi explora o Iluminismo, a cidadania e a origem dos Museus Nacionais, enquanto Guilherme d’Oliveira Martins discute o Patrimônio Cultural como Bem Comum da Humanidade.

Destaques da sessão:

Museus e cidadania em tempos de incerteza: Debates liderados por especialistas globais sobre os desafios e o potencial transformador dos museus em tempos de incerteza.

Os museus como motores da educação para a democracia: Exploração do papel dos museus na formação de narrativas democráticas e na promoção da cidadania activa.

Museus e capacitação dos cidadãos:Insights sobre o impacto dos museus nas percepções e experiências dos cidadãos, promovendo a inclusão e a solidariedade.

Sessão Final – Museus diante do futuro: Uma discussão prospectiva sobre o papel dos museus no cenário global em evolução, abordando tecnologia social, literatura, políticas públicas e a interseção entre arte e ativismo.

Como você pode participar?

A conferência está aberta a todos os interessados, especialmente aos profissionais de museus. A participação no local é gratuita, dependendo da capacidade da sala. O streaming também estará disponível.

As reservas deverão ser efetuadas através do email: aos@museusemonumentos.pt

A conferência será gravada e estará disponível no site dos Museus e Monumentos de Portugal.

The conference will be recorded and will be available on the Museus e Monumentos de Portugal website.

Download the full programme

Watch the conference

Download the booklet

More info

Conferência disponível: https://www.youtube.com/watch?v=9Yjc7JMeIWs