Agenda, Notícias, Seminários

Chamada do Júri para Candidaturas – Prêmio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus

fonte: https://icom.museum/en/news/jury-call-for-applications-icom-award-for-sustainable-development-practice-in-museums/

O Prêmio ICOM é o primeiro prêmio global organizado pelo ICOM que reconhece iniciativas inovadoras e práticas museológicas exemplares no desenvolvimento sustentável. O Conselho Internacional de Museus (ICOM), como organização global, pretende demonstrar as diversas formas como o setor museológico contribui para o desenvolvimento sustentável; e inspirar museus e profissionais de museus em todo o mundo a iniciar ou reforçar os seus esforços para o desenvolvimento sustentável na prática.

O Prémio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus recebe inscrições, julgadas por um Júri internacional com base nas cinco dimensões da Agenda 2030 e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente os 5 P’s: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

A Cerimônia de Premiação do ICOM acontecerá na 27ª Conferência Geral do ICOM em 2025 em Dubai. FINALIDADE E OBJETIVOS Ao lançar este Prémio, o ICOM contribui para a implementação da sua Resolução de 2019 “Sobre a sustentabilidade e a implementação da Agenda 2030, Transformando o nosso Mundo” adotada em Quioto. Também visa: Reconhecer as práticas museológicas para o desenvolvimento sustentável a nível global. Fornecer oportunidades de sensibilização e aprendizagem em toda a rede ICOM relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável. Promover os papéis e responsabilidades dos museus no desenvolvimento sustentável.

Fornecer uma plataforma que possa apoiar a defesa dos diversos papéis e ações dos museus para o desenvolvimento sustentável Abordar as prioridades do Plano Estratégico do ICOM 2022-2023, nomeadamente FA1 Posicionamento Global, FA3 Mudanças Climáticas, FA3 Liderança, FA2 Comunicação, FA2 Diversidade. COMPOSIÇÃO DO JÚRI O processo de seleção dos projetos será realizado por um Júri composto por sete (7) Membros Especialistas, sendo quatro (4) Especialistas em Museus e dois (2) Especialistas em Desenvolvimento Sustentável.

O Júri será presidido pelo Presidente do Comitê Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (“ICOM SUSTAIN”). ICOM SUSTAIN é o Comitê Internacional de Museus e Desenvolvimento Sustentável. O seu objectivo é investigar o papel do desenvolvimento de um centro de informação sobre sustentabilidade, com o objectivo de facilitar iniciativas empreendidas por outras partes do ICOM e, mais importante, comunicá-las aos membros à medida que estes abordam os seus próprios caminhos para um futuro sustentável.

Neste sentido, é lançada a presente Convocatória para selecionar o painel dos seis (6) Especialistas membros do Júri.

A organização e o mandato do Júri são regidos por Termos de referência.

APPLICATION FORM 

You can submit an application to be part of the Jury.

online form 

Jury Terms of reference 

ICOM Award Term and Conditions 

More information on the ICOM Award