O CURSO DE EXTENSÃO CIDADE E PATRIMÔNIO: O BAIRRO DO CATETE é promovido pelo IAB-RJ, através da Comissão de Patrimônio Cultural e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

O curso será presencial e gratuito, aberto a estudantes de Arquitetura e Urbanismo do estado do Rio de Janeiro e ocorrerá nas dependências do IAB-RJ e do Museu da República (Palácio do Catete).

A iniciativa resulta da articulação entre os promotores do curso com um grupo de parceiros com importante atuação no bairro do Catete, seja no campo da valorização do Patrimônio Cultural, como o Museu da República e o Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN, seja no campo da representação popular e luta pela qualidade de vida, como o Grupo PresevaCatete e ACLAMA-Associação de moradores e amigos do Catete e Largo do Machado.

Objetivo:

Provocar reflexões sobre o patrimônio das cidades, considerando conceitos e suas transformações: constituição do campo do patrimônio, o patrimônio urbano, patrimônio e democracia, patrimônio urbano como bens de referência à memória, à identidade e à ação, o patrimônio urbano em sua diversidade, a participação social como desafio. O curso desenvolverá um exercício projetual sobre o bairro do Catete, como aplicação concreta dos conhecimentos adquiridos na forma de um estudo preliminar de intervenção urbana em área de estudo previamente definida.

Curso Presencial (datas): 18, 21, 23, 25, 28 de maio e 4, 6, 8, 11, 13, 15, 18 e 22 de junho

Professores: Dora Alcântara, Claudia Nobrega, Cristovão Duarte, Patrícia Maya, Claudia Brack, Danielle Dias de Santana, Isabel Rocha, Carlos Fernando Galvão, Martha Niklaus, Bruno Pittella, Joyce Dias, Mario Chagas, Marcus Macri, André Angulo.

Colaboração: Glaucia Sant’Ana (PROURB-UFRJ)