Agenda, Notícias, Seminários

Além de teatro e circo, maio terá Semana Nacional de Museus – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Integrando programação nacional, Campo Grande terá a abertura no dia 13 e eventos seguem até o dia 19

Por Aletheya Alves | 05/05/2024 07:49 – fotne: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/alem-de-teatro-e-circo-maio-tera-semana-nacional-de-museus

Maio será um mês movimentado na área cultural em Campo Grande com uma união entre festival de teatro e circo com a Semana Nacional dos Museus. Tanto o Boca de Cena (teatro e circo) quanto a programação dos museus terá início no dia 13 e segue até o dia 19.

Neste sábado (4), o Lado B publicou o cronograma do Boca de Cena, que ocupará o Teatro Aracy Balabanian, a Praça Ary Coelho e a lona ao lado do Memorial da Cultura. Já a programação museológica irá se espalhar pela cidade.

Museu de Arqueologia da UFMS terá programação especial. (Foto: Divulgação) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Conforme divulgado pela Fundação de Cultura, o tema do evento será “Museus, Educação e Pesquisa”.

“Em Mato Grosso do Sul, as ações estão sendo organizadas pelo Sistema Estadual de Museus de MS, que integra a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento aqui no Estado está sendo realizado em parceria com a Sectur, SED e Iphan. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio)”, relatou a Fundação.

No dia 13 de maio, a programação terá início às 10h no Museu da Imagem e do Som com a mesa redonda “museus, educação e pesquisa – altas habilidades e arte educação”. Já no dia seguinte, às 8h, haverá a oficina “museus e patrimônio” na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.

Seguindo o cronograma, no dia 18 de maio, das 16 às 21 horas, acontecerá um sarau com enfoque na celebração do Dia Internacional de Museus, na Praça da Locomotiva, (localizada na Orla Ferroviária). Para este evento estão sendo programadas intervenções artísticas, música, feira de artesanato e artes visuais, praça de alimentação.

Durante os próximos dias, os museus irão divulgar a programação completa com suas atividades. Entre os espaços que já confirmaram está o Museu de Arqueologia da UFMS.

No dia 16 de maio, das 8h às 10h, será realizada a palestra gratuita “os caminhos da Educação Ambiental no Mato Grosso do Sul” com Suzete Rosana de Castro Wiziack e Vinicius Campelo Júnior. A palestra é aberta a toda a comunidade no Museu de Arqueologia da UFMS.

Mais informações podem ser consultadas no site www.gov.br/museus/pt-br.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.