Agenda, Notícias, Seminários

MHN oferece programação especial para a Semana Nacional de Museus 2024

Entre os dias 15 e 23 de maio, o Museu Histórico Nacional participa da Semana Nacional de Museus 2024, que ocorre em celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.

A 22ª edição tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”, o museu oferece atividades no formato presencial e online, veja:

No dia 15 de maio, às 14h, abriremos a programação com a oficina “Arqueologia Experimental: os instrumentos líticos e suas cadeias operatórias”, ministrada pelo professor Anderson Marques Garcia, coordenador do NuPAI – Núcleo de Pesquisas Arqueológicas Indígenas (DArq/UERJ), e voltada para profissionais e estudantes de graduação e pós. Atividade presencial seguida de visita mediada à exposição “Îandé – aqui estávamos, aqui estamos” e com emissão de certificado.

No dia 18, a partir das 13h, haverá uma nova edição do projeto “Pegue e leve”, que distribui publicações impressas do museu. Cada visitante poderá levar até dois exemplares, de acordo com os títulos do dia. Às 14h acontece uma visita mediada, dirigida ao debate acerca das representações e do acervo indígena e afro-brasileiro no MHN, no âmbito da pesquisa e da educação museal, pelas exposições “Îandé – aqui estávamos, aqui estamos” e “Brasil Decolonial”.

Por fim, no dia 23 de maio (quinta), às 15h temos um encontro em ‘live’ com educadores em uma visita virtual pelo MHN através da plataforma Matterport, no YouTube do MHN.

A 22ª Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (@museusbr). Confira a programação completa das instituições participantes em www.gov.br/museus. Para mais informações, entre em contato pelo endereço faleconosco.mhn@museus.gov.br.

​ Caso não queira mais receber informações do Museu Histórico Nacional, cancele sua inscrição no link https://mhn.museus.gov.br/index.php/inscricoes-maladireta/