Desenhos de Lina Bo Bardi serão expostos pela primeira vez na Europa

A mostra com 40 obras ocorrerá em Berlim, na Alemanha, de 1º de junho a 22 de setembro

Por Laura Naito, com Alex Alcantara 12/05/2024 06h36

fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/google/amp/arquitetura/noticia/2024/05/desenhos-de-lina-bo-bardi-serao-expostos-pela-primeira-vez-na-europa.ghtml

Desenho da Casa de Vidro, vista e perspectiva, caneta esferográfica sem data, hidrografia, grafite sobre papel offset Instituto Bardi / Divulgação

Com curadoria de Tereza de Arruda, as obras são da coleção do Instituto Bardi, fundado por Lina e seu marido, Pietro Maria Bardi. Os desenhos escolhidos para serem expostos serviram como esboços e conceitos para seis projetos realizados de instituições culturais: Casa de Vidro, Solar do Unhão, MASP – Museu de Arte de São Paulo, Teatro Oficina, SESC Pompeia e Casa do Benin.

Fotografia do SESC Pompeia será exposta em Berlim na mostra “Lina Bo Bardi – Poesia do Concreto” — Foto: Veronika Kellndorfer / Divulgação

É a primeira vez que o trabalho de Lina será exposto na Europa, mesmo com o reconhecimento internacional que possui desde 2021, quando a arquiteta, postumamente, recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza por sua obra completa.

Museu de Desenhos de Arquitetura, da Fundação Tchoban, em Berlim, onde serão expostos os desenhos de Lina Bo Bardi — Foto: Instituto Bardi / Divulgação

Quando: de 1º de junho d 22 de setembro 2024.
Onde: Tchoban Foundation. Museu para Desenhos de Arquitetura. Christinenstraße 18a, 10119 Berlin.
Horário: de segunda a sexta, das 14h às 19h | sábado e domingo, das 13h às 17h.
Ingressos: entre 4 e 6 euros.