Agenda, Notícias, Seminários

Série Casas Brasileiras & Interiores 2024 (III)

Dia 23/05 , em Fundação Casa de Rui Barbosa – Publicado em 12/05/2024 10h08

fonte: https://www.gov.br/casaruibarbosa/pt-br/atuacao/eventos/serie-casas-brasileiras-interiores-2024-iii

Série mensal de debate sobre a casa como objeto arquitetônico urbano, rural ou paisagístico, seus usos e aspectos decorativos, e sua trajetória histórica e evocativa de memórias
  •  Programação
  • Fazenda Boa Vista e Solar Luciano José de Almeida: Um comparativo entre casas rurais e urbanas do ciclo do café em Bananal, por Clara AlbaniA comunicação tem como objetivo contrapor duas residências bastante significativas no contexto rural e urbano de Bananal: a Fazenda Boa Vista e o Solar Luciano José de Almeida. Pretende-se evidenciar o programa distributivo das casas, relacionando-os com seus elementos decorativos e bens móveis. Para tanto, a pesquisa conta com registros iconográficos pertencentes ao Arquivo Central do IPHAN, com inventários dos proprietários e com o aporte da bibliografia correlata.  
  • A Fazenda Capão do Bispo e a arquitetura rural fluminense, por Daniel VilhenaA casa da Fazenda Capão do Bispo é um notável exemplar da arquitetura senhorial rural, relacionada ao ciclo da cana-de-açúcar, que se desenvolveu no Brasil colonial entre os séculos XVII, em especial no nordeste do país, mas também no estado do Rio de Janeiro. Em território fluminense poucos exemplares restaram desta tipologia arquitetônica, dentre os quais essa edificação que hoje encontra-se em estado próximo ao de ruína. Suas características são distintas, refletindo os aspectos sociais e econômicos da região no período: uma estrutura patriarcal, escravista e rural, influenciando a disposição espacial do edifício, suas técnicas de construção e materiais empregados.
  •  Palestrantes
  • Clara Albani – Arquiteta graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Projeto e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa.
  • Daniel Vilhena – Arquiteto, graduado pela Universidade Federal Fluminense, mestrando no Programa de Pós-graduação em Patrimônio e Projeto da UFRJ, atua em projetos e obras de restauração do Patrimônio Cultural.
  •  Mais informaçõeshttps://www.youtube.com/@canalfcrb