Nova publicação dos Anais do Museu Histórico Nacional

fonte: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/issue/view/69

de 1

Os Anais MHN estão de cara nova!

As leitoras e os leitores podem conferir os primeiros artigos do volume 58 com o novo projeto gráfico do periódico.

Este volume se inicia com mais três artigos do dossiê “Memória, museologia LGBT+ e museus nacionais”, organizado por Jean Baptista (Universidade Federal de Sergipe) e Tony Boita (Museu da Diversidade Sexual), cuja primeira parte foi publicada no volume 57.

Até início de junho finalizaremos o dossiê, com os quatro artigos restantes.

O artigo “Maria Augusta Rui Barbosa e as mulheres na história da Primeira República no Brasil”, de autoria de Anna Gabriela Pereira Faria, Cristiane Silva Furtado e Gabriela Lúcio de Sousa, também compõe o volume e procura analisar a trajetória de Maria Augusta a partir de seu protagonismo, valorizando a mulher como sujeito histórico.

Ao longo do ano, publicaremos os artigos que comporão o dossiê “Ensino e formação em Museologia”, organizado por Ana Audebert (Universidade Federal de Ouro Preto), Carlos Costa (Uni-versidade Federal de Recôncavo da Bahia) e Ivan Coelho de Sá (Uni-versidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Aproveitamos para informar que estamos recebendo artigos até o dia 30 de junho para o dossiê “A Museologia Social e outras museologias possíveis: o museu que não cuida da vida não cuida de nada”, organizado por Maria Helena Versiani e Mario Chagas, ambos do Museu da República.

Também continuamos a receber artigos com tema livre. Os pesquisadores das áreas de Museologia, Patrimônio, História e campos disciplinares correlatos podem ficar à vontade para submeter arti-gos a qualquer tempo, visto que publicamos em fluxo contínuo.

Boa leitura!

Equipe editorial dos Anais MHN