Reuniões Anuais do ICOM 2024: Reunindo a rede global de museus

fonte: https://icom.museum/en/news/icom-annual-meetings-2024-gathering-the-global-museum-community/

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) concluiu as suas Reuniões Anuais esta semana, marcando um marco significativo para a rede global de museus.

Realizadas nos dias 11 e 12 de junho de 2024, estas reuniões híbridas, realizadas no Mucem em Marselha e online, destacaram o compromisso do ICOM em promover as práticas museológicas, promover a colaboração internacional e enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

“Os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, cooperação e paz. Hoje, esses objetivos são mais relevantes do que nunca.” Emma Nardi, presidente do ICOM

FORTALECENDO A GOVERNANÇA GLOBAL: CONSELHO CONSULTIVO E ASSEMBLÉIA GERAL

As reuniões reuniram as principais partes interessadas, incluindo a 96ª Sessão do Conselho Consultivo e a 39ª Assembleia Geral Ordinária. Estes órgãos de governo desempenham papéis cruciais na definição do futuro dos museus em todo o mundo.

O Conselho Consultivo, presidido por Antonio Rodríguez com a vice-presidente Eunice Báez Sánchez, atua como um órgão consultivo estratégico, fornecendo recomendações e supervisionando diversas atividades do ICOM.

Entretanto, a Assembleia Geral, presidida pela Presidente do ICOM, Emma Nardi, serve como principal órgão de decisão, ratificando propostas significativas. Esse período também proporcionou a oportunidade de a Diretoria Executiva se reunir pessoalmente para tomar decisões estratégicas e operacionais com base nos resultados das reuniões estatutárias. Estas reuniões também marcaram a nomeação de Medea Ekner como Diretora Geral.

HUBS TEMÁTICOS: ENFRENTANDO OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Complementando as sessões formais, os grupos temáticos proporcionaram plataformas para discussões aprofundadas sobre questões prementes. Os participantes participaram em workshops interativos sobre descolonização, a revisão do Código de Ética, o Prémio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus, a revisão do Plano Estratégico do ICOM 2022-2028 e discussões lideradas pelo Comité de Revisão de Alocação Estratégica (SAREC). Com visitas às coleções do Mucem, passeios culturais e momentos de convívio, estes encontros criaram sinergia entre os participantes, enriquecendo o trabalho do ICOM e apoiando as atividades museológicas em todo o mundo. “A descolonização tem significados diferentes em diferentes partes do mundo e em diferentes comunidades. Precisamos levar isso em consideração.” Terry Simioti Nyambe, Membro do Conselho Executivo. Através de discussões robustas, planejamento estratégico e celebração de práticas inovadoras, o ICOM continua a promover um ambiente museológico colaborativo e ético. Estas reuniões não só apresentaram as conquistas do ICOM, mas também estabeleceram um caminho claro para esforços futuros, garantindo que os museus em todo o mundo permaneçam vibrantes, inclusivos e sustentáveis.

HUBS TEMÁTICOS: ENFRENTANDO OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS