O Sondar é uma poderosa ferramenta colaborativa para proteção dos bens culturais

fonte: https://sondar.mpmg.mp.br/

Bens culturais formam a nossa identidade e ajudam a
contar a história

Sobre nós, iniciativa e instituições

O Sondar é um sistema desenvolvido pelo MPMG em parceria com a UFMG, disponível para computador e dispositivos móveis. É uma ferramenta colaborativa que reuniu bancos de dados de bens culturais desaparecidos no estado em uma única plataforma. O sistema oferece recursos que permitem a contribuição ativa das comunidades e oferece recursos que possibilitam: adicionar novas informações sobre os bens cadastrados; solicitar a inserção de bens desaparecidos em sua cidade; informar sobre a localização de um bem desaparecido; realizar a restituição voluntária de um objeto de valor cultural, além de denunciar vendas ilegais ou suspeitas. Também é possível enviar fotografias, áudios e vídeos para contar, com suas palavras, como um bem cultural desaparecido é importante para sua comunidade. A proposta do Sondar é intensificar a participação das comunidades na preservação e proteção de objetos de interesse cultural, colocando em suas mãos uma ferramenta ágil, prática e eficiente para a defesa do patrimônio cultural de Minas Gerais.

No Sondar você pode:

Aqui você terá acesso às informações de todos bens desaparecidos, resgatados e restituídos, cadastrados na plataforma Sondar.

Solicitar inclusão de bem desaparecido

Caso algum objeto de valor cultural tenha desaparecido da sua comunidade, aqui, você pode solicitar a inclusão na plataforma Sondar.

Denunciar

Aqui você pode denunciar o desaparecimento de objetos de valor cultural, bem como a venda (suspeita ou ilegal) e, ainda, informar sobre a localização de bens desaparecidos.

Devolução voluntária

Se você possui um bem cultural de procedência incerta, o MPMG pode ajudar a devolvê-lo. Clique aqui e faça download do folder.

Ajude a identificar os locais de origem de bens resgatados

Por distintas circunstâncias legais, o MPMG resgatou diversos objetos de valor cultural ainda sem identificação de seus locais de origem. Para ajudar a identificar os locais de origem desses objetos, é só selecionar o bem desejado e, ao final da sua ficha, clicar no botão “Tenho informações adicionais”.

Você sabia que pode ajudar a complementar as informações na base de dados do Sondar?

Basta escolher o bem e clicar em “Tenho informações adicionais”. Você poderá adicionar informações como fotos e medidas dos objetos, além de enviar áudios ou vídeos contando sobre a importância desse objeto para sua comunidade.

Ver lista de bens desaparecidos