Prólogo

Neste ano de 2005, o Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus propõe discutir, do ponto de vista expográfico, as matérias e significados que a Museologia imprime aos edifícios e às cidades.

Em 2001 e 2003, os encontros internacionais Museus, Arquitetura e reabilitação urbana e Museus & Cidades foram também realizados por componentes do Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de mestrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com a parceria efetiva do Museu Histórico Nacional. Nessas ocasiões, diretores de museus, arquitetos, museólogos, historiadores, antropólogos e estudiosos de outros campos, brasileiros e de outros países, reuniram-se para debater as relações que os diferentes tipos de edifícios e instituições culturais estabelecem com o patrimônio e as realidades mutantes do tempo urbano acelerado.

Museus e centros culturais destacam-se entre os maiores mitos da sociedade pós-industrial e, cada vez mais, configura-se a necessidade de integrar ensino e pesquisa à difusão do conhecimento no campo museológico. Neste sentido, museus e laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, também, o PROARQ, desenvolvem estudos e atividades que agregam os objetivos acadêmicos à promoção das diferentes formas de exposição da cultura.

Ensino superior e pesquisa universitária vêm promovendo os produtores e produtos culturais em espaços expositivos desde os tempos da Academia de Grandjean de Montigny. Na UFRJ, as bases da formação do Museu Nacional e do Museu D. João VI contribuem para reafirmarmos, hoje, as origens da autonomia da FAU que, moderna academia, foi idealizada em 1945, na antiga Escola Nacional de Belas Artes, edifício que atualmente abriga o Museu Nacional de Belas Artes. Assim, explica-se aqui o apoio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento que possibilita ao Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus comemorar, neste seminário, as seis décadas de criação da FAU.

Esta publicação dos produtos e resultados do seminário é o registro das idéias expostas e discutidas em mesas-redondas, sessões temáticas e exposição de pôsteres. No livro, ao lado de alguns artigos de palestrantes que foram enviados em tempo de serem assim publicados, encontram-se todos os resumos das palestras e pesquisas, e os itens do programa que foi cumprido entre 26 e 29 de setembro. No CDRom, que também faz parte do livro, estão gravados os trabalhos completos que, selecionados e produzidos por profissionais, estudantes, pesquisadores e artistas, foram apresentados em sessões técnicas e expostos em painéis.

As pessoas e instituições que colaboraram de diferentes formas para a realização deste encontro são muitas e agradecemos a todas. A vice-reitora Sylvia da Silveira Mello Vargas foi a parceira essencial desde o início e, portanto, aqui representa todos aqueles que trabalharam para o eficaz desenvolvimento dos nossos objetivos.

Na ainda maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, no palácio Gustavo Capanema, antes edifício-sede do Ministério da Educação e Saúde, ao reunir estudiosos e interessados para expor estudos e reflexões sobre a arquitetura e os temas que envolvem os edifícios de museus, alguns dos mais discutidos assuntos contemporâneos, dividimos esforços e alegria para melhorar o nosso Brasil.