Sessões Temáticas - Trabalhos completos

E quando a casa vira museu? Os espaços museológicos em Salvador, Bahia

Gilberto Sarkis Yunes
Arquiteto, professor adjunto Unifacs-Salvador-Bahia, doutor, gsy@ig.com.br

Resumo

Salvador completou 456 anos mantendo um patrimônio que abriga surpreendentemente exemplares arquitetônicos representativos da evolução da cidade brasileira. Suas transformações e renovações definiram para edifícios residenciais notáveis a tarefa de permanecer como testemunho de seu tempo, voltando-se porém para a função de servir de receptáculos de atividades que possibilitassem a produção e exposição de produtos, dinamizando conhecimentos para a sua população e visitantes: museus como agentes do uso do patrimônio arquitetônico. E a casa vira museu...

MAM - Solar do Unhão / Casa de Benin / Museu de Arte da Bahia / Museu Abelardo Rodrigues, Solar Ferrão / Museu Rodin / Memorial Câmara de Vereadores, Casa de Câmara e Cadeia / Museu Henriqueta Catharino / Casa de Angola na Bahia / Centro Cultural Caixa Econômica Federal, Casa Oração dos Jesuítas / Museu dos Correios / Museu Eugenio Teixeira Leal / Museu Carlos Costa Pinto / Museu Casa dos Sete Candeeiros.

Observando amostragem de 13 exemplares entre os mais significativos e conhecidos, percebe-se que todos tiveram suas feições originais de uso alteradas para acomodar a nova proposta. Panorama de edificações de diferentes períodos que poderiam também contar a história da casa brasileira e casa baiana. O museu elimina a casa?

VOLTARBAIXAR ARTIGO