O Seminário

O 4º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio dá continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O 4º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio Seminário celebrará o centenário de nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi e da museóloga Lygia Martins Costa. Portanto, a articulação das temáticas e acontecimentos determinantes, personagens e projetos renovadores que envolvem a Arquitetura e a Museologia ao Patrimônio e disciplinas afins, no período de tempo definido entre 1914 e 2014, será o objetivo principal do encontro.

Além de observar a vida e a obra de Lina e Lygia, os trabalhos apresentados no Seminário abordarão conceitos, práticas, acervos e projetos arquitetônicos, museológicos e patrimoniais que foram realizados em espaços históricos e modernos, públicos e institucionais.

O 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio destina-se a estudantes de graduação e pós, profissionais, estudiosos e pesquisadores. A coordenação e organização do Seminário são de responsabilidade do Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com as seguintes instituições de ensino e de cultura: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad Politécnica de Madrid – UPM, Universidade de Lisboa – UL, e a Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa – AEAULP.

O Seminário, de caráter internacional, será realizado em 2014 nas seguintes datas e cidades:

  • Madri: 29 e 30 de setembro;
  • Lisboa: 2 e 3 de outubro; e
  • Rio de Janeiro: 29, 30 e31 de outubro.