Lina Bo Bardi e a museografia para o MASP - Sete de Abril

Adriano Tomitão Canas

Arquiteto e Urbanista pela PUC-Campinas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. Professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia – MG. Pesquisador do projeto de pesquisa “Arquitetura moderna no Brasil e sua recepção nas revistas europeias e brasileiras (1940-1960)” no Núcleo de Pesquisa em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo. Email: adrcanas@uol.com.br

Resumo

Este artigo pretende analisar o projeto museográfico desenvolvido em 1947 pela arquiteta Lina Bo Bardi para a primeira sede do Museu de Arte de São Paulo. Pretende estabelecer relações entre o projeto expositivo e o programa didático proposto para o museu, aprofundando na análise da museografia através da leitura dos projetos propostos para a pinacoteca do museu, assim como para as exposições didáticas e temporárias, considerando o seu contato com as experiências expositivas desenvolvidas na Itália no entre-guerras e os “museus internos” italianos.

Abstract

This article aims to analyze the museum project developed in 1947 by the architect Lina Bo Bardi for the first location of the Museum of Art of São Paulo. It aims to establish a relationship between the exhibition design and the educational project proposed for the museum, deepening the analysis of museography by reading the proposed projects for the art gallery in the museum, as well as for the didactic and temporary exhibitions, considering her contact with exhibitions developed in Italy between the wars and the Italian "internal museums".

 

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