Dona Lygia e o Patrimônio

Analucia Thompson

Historiadora formada pela UFF; mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ; doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e professora do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Email: anathompson@iphan.gov.br

Resumo

Neste artigo, abordamos a entrevista concedida, entre 1982 e 1983, pela museóloga Lygia Martins Costa ao Projeto SPHAN Memória Oral. Esse projeto, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao longo da década de 1980, foi recuperado pelo Projeto Memória Oral da Preservação do Patrimônio Cultural, conduzido atualmente pela Coordenação de Pesquisa e Documentação da mesma instituição. Apresentamos trechos da entrevista de 1982 sobre assuntos tratados por Lygia Martins Costa, como sua experiência no Museu Nacional de Belas Artes, suas viagens ao exterior para estudos de história da arte, a entrada no Patrimônio (Iphan), as aulas na Universidade de Brasília, a organização dos espaços expositivos em museus regionais, com destaque para seu trabalho no Museu do Estado de Pernambuco. Ressaltamos, no final, a temática dos museus regionais e a proposta da museóloga de uma nova classificação para os bens culturais materiais que tinha por objetivo tratar de forma integrada os bens móveis e imóveis.

Abstract

In this article, we present the interview with the museologist Lygia Martins Costa, carried out between 1982 and 1983, by the SPHAN Oral Memory Project. The Oral Memory of the Preservation of Cultural Heritage Project recovered this project developed in the 1980s, currently led by the Coordenação de Pesquisa e Documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. In the interview, Lygia Martins Costa talks about various topics, from her experience at the Museu Nacional de Belas Artes, her trips to abroad in order to study art history, her job in the Heritage Institution, her lectures at the University of Brasilia, the organization of exhibition spaces in regional museums, particularly her work in the Museu do Estado de Pernambuco. Concluding, we approach the issue of regional museums and the museologist’s proposal for a new classification of cultural material assets in order to manage in an integrated manner the movable and immovable material goods.

 

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