Uso de simulações computacionais e métricas de preservação no gerenciamento ambiental de coleções

Willi de Barros Gonçalves

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutor em Artes - Conservação Preventiva, Professor Adjunto - Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Artes Plásticas, Laboratório de Ciência da Conservação, Escola de Belas Artes, Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte - MG, 30270-901, Tel.: (31) 3409-5378 - willidebarros@ufmg.br

Luiz Antônio Cruz Souza

Cientista da Conservação, Doutor em Química, Professor Associado  - Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Artes Plásticas, Laboratório de Ciência da Conservação, Escola de Belas Artes - luiz-souza@ufmg.br

Resumo

Este artigo descreve algumas métricas de preservação relativas a mecanismos de deterioração química, físico-mecânica e biológica, relevantes para a conservação preventiva de coleções. Apresenta a metodologia e resultados obtidos em uma pesquisa de campo realizada na Capela da Santa Ceia, localizada no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas – MG. O edifício é tombado como patrimônio histórico da humanidade, e abriga esculturas do principal escultor barroco brasileiro, o Aleijadinho. Os objetivos foram compreender e simular como os agentes de deterioração atuam sobre os bens culturais abrigados na Capela e obter métricas para avaliar suas condições de conservação. São discutidas as vantagens e desvantagens que os edifícios construídos com técnicas e materiais similares aos do edifício estudado apresentam para a conservação de diversos tipos de coleções.

Abstract

This paper describes preservation metrics related to chemical, physical, mechanical and biological deterioration processes which are relevant for preventive conservation of collections. It presents methodology and results obtained from field research conducted in the Chapel of the Last Supper, in the Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, a UNESCO World Heritage site, located in Congonhas, Minas Gerais, Brazil. The building houses sculptures made by the main Brazilian Baroque sculptor, Aleijadinho. The objectives were to understand and to simulate how deterioration agents affect cultural assets and to obtain metrics for evaluating their conservation conditions. Pros and cons for collections conservation, in buildings constructed with similar techniques and materials are discussed.