Museus criados por Oscar Niemeyer: uma proposta de análise formal

Simone Neiva

Professora Doutora de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha, ES. Possui pós-doutorado pela FAU Mackenzie (2013), doutorado pela FAUUSP (2010), mestrado pela Universidade de Tóquio (2003), especialização em História da Arte e da Arquitetura pela PUC/Rio (2000) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994). Atuou como consultora UNESCO (2007).Email: simoneiva@gmail.com

Rafael Perrone

Professor Doutor de Graduação e Pós-Graduação da FAUUSP e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação pela FAUUSP (1973), mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela FGV (1984), doutorado (1993) e livre docência (2008) pelaFAUUSP. Atua profissionalmente desenvolvendo trabalhos na área de arquitetura. Email: racperrone@gmail.com

Resumo

Este artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie com auxilio da FAPESP. A pesquisa teve como objetivo a análise formal da arquitetura dos museus criados por Oscar Niemeyer entre 1951 e 2006. O período estudado abrange praticamente toda a trajetória professional do arquiteto. Os limites temporais foram definidos pelo Palácio das Artes, o primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso intuito foi compreender os procedimentos projetuais e formais de Oscar Niemeyer ao conceber a forma e o espaço dos museus que criou e contribuir para uma melhor apreciação de sua arquitetura.

Abstract

This article shows the parcial results of a postdoctoral research developed along the Mackenzie Presbyterian University with support from FAPESP. This research aims the formal analysis of the architecture of museums designed by Oscar Niemeyer between 1951 and 2006. The period studied covers virtually the entire career of the architect. The time limits are defined by the Palácio das Artes, his first museum created, and by the Museu Nacional de Brasilia, his museum built. Our general goal was to understand Niemeyer’s formal and projectual procedures when conceiving the shape and the space of museums and to contribute to a better appreciation of his architecture.

 

VOLTAR   BAIXAR ARTIGO