O uso do sistema de fibra ótica no projeto luminotécnico de exposições em museus de história natural e/ou etnografia

Roseny Mendes de Mendonça

Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (1998). Atualmente é chefe da Coordenação de Administração do Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em: Museologia, Museografia, Conservação e manutenção de acervo, Planejamento e Projeto Museográfico. Endereço eletrônico: rmendes@museu-goeldi.br.

Resumo

Este artigo analisa os benefícios da iluminação por fibra ótica em museus de História Natural e/ou Etnografia. O sistema de iluminação com fibra ótica utiliza uma única fonte luminosa, geralmente alimentada pela rede elétrica, cuja luz é conduzida pelas fibras a pontos específicos determinados pelo projeto arquitetônico. O fato de os cabos ficarem em paredes internas do projeto, desta forma não emitindo radiação ultravioleta e infravermelha, torna esse sistema ideal para a iluminação de tais museus: o acervo exposto e assim iluminado fica resguardado de ressecamentos e descoramentos. Assim, pode-se iluminar cenicamente vitrines com peças altamente sensíveis, com terminais de fibra ótica bem próximos a elas, com total segurança de conservação e preservação. Entre as vantagens do uso do sistema de fibra ótica para exposições nesses museus estão: durabilidade, segurança, eficiência energética, flexibilidade de uso, além de constituir um sistema ecologicamente adequado já adotado por um grande número de instituições museais de outras categorias.

Abstract

This paper reviews the benefits of lighting museums of Natural History and/or Ethnography with fiber optics technology. Fiber optics lighting systems employs a single light source, usually fed through the electric power grid, whose light is conducted by fibers to specific spots as determined by the exhibition project. The fact these fibers are hidden within the inner walls of the project, avoiding the emission of UV and IR radiation, makes such systems ideal for lighting in such museums, as the exhibited objects are spared from drying out or having their colours subject to fading. One can adjust the sceneic lighting on highly sensitive materials, with optic fibers very close to them, with complete safety from the conservation and preservation standpoint. Among the advantages of fiber optics systems for those museums are: durability, safety, energy efficiency, flexibility of usage, in addition to being an ecologically adequate system already widely adopted by many museums of other kinds.

 

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