“Terra Firme, De Tudo Um Pouco”: uma experiência com um ponto de memória

Carlota Brito

Museu Paraense Emílio Goeldi .Arquiteta com mestrado em Artes (UnB). Atua em projetos de multimídia, base de dados e documentação museológica. Desenvolve projetos participativos com comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia. E-mail: carlota@museu-goeldi.br

O trabalho apresenta a experiência na elaboração de um projeto expositivo itinerante sobre o bairro da Terra Firme em Belém (Pa, Brasil), compartilhando o conhecimento especializado, a sabedoria popular, as ideias e as decisões com o Ponto de Memória e os moradores daquele bairro. Aborda, ainda, as reflexões e os princípios norteadores da museologia social como referência para a concepção da exposição e da futura base física do museu comunitário do bairro.

This paper presents the experience in the elaboration of an itinerant exhibition project on the Terra Firme’s neighborhood in Belém (Pa, Brazil), sharing expertise, popular wisdom, ideas and decisions with Ponto de Memória and residents that neighborhood. It also discusses the ideas and the principles of the social museology as a reference for the design of the exhibition and the physical basis of future community museum in the neighborhood.