Considerações sobre o rugido do dinossauro e outras realidades museais

Horácio Higuchi

Biólogo, atualmente lotado no Núcleo de Museografia da Coordenação de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará, como Editor Científico da Coordenação. Formação: Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (USP), Mestrado em Zoologia (USP), PhD em Biologia Evolutiva e de Organismos (Harvard University). Endereço eletrônico: hhiguchi@museu-goeldi.br

Resumo

Este trabalho examina o papel – se algum – que uma reconstituição artificial de dinossauro movido por mecanismos animatrônicos poderia ou deveria desempenhar no contexto de um museu de história natural. Definindo-se uma tal instituição como local de produção e divulgação de conhecimento científico, onde os objetos em exibição refletem a cultura imaterial das teorias científicas atuais, os dispositivos de tecnologia animatrônica adotados por vários museus contemporâneos de história natural muitas vezes hesitam entre o educativo e o espetaculoso. Apresenta-se um breve panorama do fascínio do público por dinossauros, e suas mudanças de percepção ao longo do tempo sobre certas descobertas científicas a respeito desses animais. Sugere-se que, contanto que se tomem certas precauções, um aparato como um dinossauro animatrônico pode eventualmente tornar-se uma valiosa ferramenta didática para explicar os limites de nosso conhecimento e como a ciência opera através da renovação contínua de suas teorias.

Abstract

This paper examines the rôle – if any – artificial dinosaur recreations moved by animatronics could or should play in the context of a natural history museum. Defining such an institution as a locus for the production and dissemination of scientific knowledge, where the objects exhibited reflect the immaterial culture of current scientific theories, the displays featuring animatronics technology as adopted by many contemporary natural history museums often teeter on the boundary between education and showmanship. A brief overview of the public fascination for dinosaurs and their changing perceptions over time on some scientific discoveries on those animals is included. It is suggested that, as long as some caveats are met, a contraption such as an animatronic dinosaur could ultimately become a valuable teaching tool for explaining the limits of our knowledge, and how science works by continuously renewing its theories.

 

VOLTAR   BAIXAR ARTIGO