A importância das ações educativas e da expografia acessível vinculadas à acessibilidade nos contextos museológicos

Matheus Rocha Moreira

Designer Gráfico e Conservador Restaurador de Bens Culturais Móveis. Pesquisa e trabalha com expografia e educação acessíveis aos deficientes visuais em museus e centros culturais. Atualmente trabalha no educativo do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH. E-mail: matheus.uemg@gmail.com

Resumo

O artigo que se apresenta tem como objetivo trazer o papel dos museus em relação à conservação dos acervos e do patrimônio construído, diante de uma população que vem se interessando cada vez mais pelos espaços culturais: os deficientes visuais. Dentro dessas questões é apresentada a função do profissional de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na relação da acessibilidade do patrimônio construído e dos objetos expositivos na expografia para deficientes visuais. Quando se iniciaram as pesquisas e as primeiras ações sociais para se objetivar a inserção do público com necessidades especiais? Como os educadores estão envolvidos no processo de acessibilidade? Esses questionamentos serão analisados, além de trazer discussões sobre a atuação do conservador-restaurador presente nas instituições ou que acompanham as exposições itinerantes.

Abstract

Palavras-chave: Ações educativas; Acessibilidade; Conservação preventiva; Deficientes visuais.

The collections and the built heritage in the face of a population that has become increasingly interested in the cultural spaces: the visually impaired. Within these questions the role of the Preservation and Restoration of Cultural Movable Property in respect of the accessibility of the built heritage and exhibition of objects in expography for visually impaired professional is presented. When we started the research and the first social actions to objectify the inclusion of the public with special needs? As educators are involved in the process of accessibility? These questions will be analyzed, in addition to bringing discussions on the role of conservator-restorer present in institutions or accompanying traveling exhibitions.

Keywords: Educational activities; accessibility; Preventive conservation; Visually impaired.

 

VOLTAR   BAIXAR ARTIGO