Museu-Cidade Sítio Arqueológico de São Raimundo Nonato

Antonio Fabiano Junior

Mestre pela FAU USP desde 2010, ministra aulas na PUC Campinas desde 2011 (instituição em que se graduou em 2001). Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas, expos na 6a BIA de SP e participou de equipe que recebeu menção honrosa no concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015. Faz parte do Coletivo Arquitetura. Email: antoniofabianojr@gmail.com

Vera Santana Luz

Formada pela FAU Mackenzie (1978), Doutora pela FAUUSP (2004), professora na FAUPUC-Campinas desde 1986. Colaborou em escritórios (arqs. Joaquim Guedes, Candido Malta Campos Filho, Siegbert Zanettini e outros). Recebeu recorrentemente as maiores pontuações em sustentabilidade (Certificação AQUA/Cerway) em co-autoria com a arq. Mirtes Luciani com a qual promove a Rede de Estudos do Ambiente. Email: veraluz100@gmail.com

Considerando o Sítio Arqueológico Serra da Capivara como caso a ser estudado, o trabalho constata que é no confronto com a realidade da cultura, do local e da sociedade como um processo de constantes mudanças, onde construção e destruição vão se juntando e se sobrepondo através dos tempos, que a cidade de São Raimundo Nonato se posiciona de forma resistente frente ao mercantilismo cultural através da construção e valorização da ação poética sobre o espaço e da mínima e respeitosa intervenção no contexto.

The present research was based on the case study of the archeological site of “Serra da Capivara”. The regional context studied is a result of the confrontation between culture, place and society, an endless process of changes where construction and deconstruction were been summed and overlapped upon time. On this context the city of São Raimundo Nonato has been resisting against the pressure of cultural mercantilism. The city has been shaped, by very poetic and sensitive actions resulting into a respectful occupation that guarantees the minimum impact and maximum respect to its surroundings.