Apresentação

Demonstrar o interesse que a Fotografia desperta ao possibilitar a conexão da Arte e a forma de olhar que é sensível às transformações das paisagens urbanas foi o principal motivo da realização do 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória. Também se encontra aqui representada a celebração da obra e do centenário de nascimento de Benício Whatley Dias (1917-1976), fotógrafo pernambucano, cujos trabalhos articulam o Movimento Moderno e o Patrimônio.

Desse modo, a valorização da perspectiva museológica e identitária das imagens fotográficas, e alguns dos principais fatos contemporâneos que associam Fotografia, Museologia e Arquitetura − tanto no sentido da História Urbana quanto da Expografia e da Conservação −, constituem o cerne dos artigos desta coletânea.

Universidades e museus brasileiros, espanhóis e portugueses, e agências de fomento em nível federal e estadual integraram a parceria para a realização do 5º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória. Esse inestimável apoio configura e garante a ampliação do conhecimento e a revisão de conceitos, estratégias e processos de produção, guarda e promoção dos registros imagéticos das sociedades modernas.

Cêça Guimaraens, arquiteta
Professora Associada da UFRJ, Professora Visitante da UFPE e pesquisadora do CNPq,
Coordenadora do 5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Fotografia e Memória.